26 janeiro 2011

Lazer: Rinoceronte-branco nasce no Jardim Zoológico

O Jardim Zoológico começou o ano de 2011 em festa, com o nascimento de uma nova cria de Rinoceronte-branco com cerca de 50 quilos. O pai tem cerca de 24 anos e a mãe cerca de 9 anos.

Para celebrar o nascimento da cria de Rinoceronte-branco, o Jardim Zoológico irá lançar no dia 1 de Fevereiro o passatempo 'Dá um nome ao Rino bébe do Zoo'. O participante que sugira o nome mais original e criativo receberá um KIT Padrinho, tornando-se padrinho oficial do Rinoceronte-branco bebé, o nome do padrinho será ainda publicado no site zoo.pt. Para tal, basta enviar o seu nome completo e a sugestão do nome para a nova cria de Rinoceronte-branco, até dia 28 de Fevereiro, para o email promocao@zoolisboa.pt.

Mas as atracções não ficam por aqui, aproveite e surpreenda um amigo com artigo deste divertido animal, entre outros produtos espectaculares que poderá encontrar na loja do Zoo. Na compra destes produtos específicos, 10% do valor reverte para o Fundo de Conservação do Jardim Zoológico.

O nascimento desta cria vem reforçar o compromisso e o desempenho do Jardim Zoológico na conservação das espécies, fortalecendo o seu índice de reprodução, um dos mais elevados da Europa. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, esta é uma espécie em perigo, muito ameaçada pela caça para o comércio do corno e pela destruição do habitat.

O Jardim Zoológico orgulha-se ainda de ter desenvolvido uma estratégia de conservação do Rinoceronte-de-bornéu, conduzindo um técnico do Zoo à ilha de Bornéu, no âmbito do projecto de conservação in-situ (no habitat natural) da Fundação SOS-Rhino (inserida na campanha da EAZA 2005/2006 dedicada aos rinocerontes).

O Rinoceronte-de-bornéu é uma subespécie do Rinoceronte-da-sumatra e é o mais pequeno do mundo. É também uma das espécies de grandes mamíferos mais ameaçados, com uma população de menos de 100 indivíduos (estima-se que existam apenas cerca de 30 animais em estado selvagem, todos na Ilha de Bornéu).

De salientar, também, a reintrodução de uma fêmea de Rinoceronte-preto, a Shibula, numa reserva protegida na África do Sul em 1990. Hoje, a Shibula tem várias crias e subsiste em terras africanas, no seu habitat natural.

O Jardim Zoológico convida todos os amantes dos animais e curiosos a visitar esta nova cria de rinoceronte-branco e ficar, assim, a conhecer melhor as suas características e particularidades.

Para mais informação, visite o site do Jardim Zoológico, em www.zoo.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário