20 janeiro 2011

Cultura: NASA: A Human Adventure - The Exhibition

Em 1969, 20 de Julho, o Mundo parou ao redor dos rádios e televisores para assistir em directo à chegada do Homem à Lua. Proferida por Neil Armstrong, a frase "Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade" marcou este momento único na História do Homem, garantindo aos Estados Unidos a primazia sobre a então rival União Soviética, em matéria de exploração do Espaço.

Cinquenta anos depois, a NASA, agência espacial americana, mantém-se vanguardista no desenvolvimento de tecnologia e programas científicos que visam o aprofundamento do conhecimento do que existe para além do planeta Terra.

Num projecto que levou dois anos a desenvolver, a UAU, em parceria com a John Nurminen Events, celebra o 50º aniversário da NASA com uma exposição que reúne pela primeira vez os objectos, instrumentos e artefactos que possibilitaram que um sonho de sempre se tornasse realidade.
 
Em 2011, a UAU vai manter o ritmo anterior a que acresce a estreia mundial de NASA: A Human Adventure - The Exhibition, dia 27 de Janeiro, no Museu Tekniska, em Estocolmo.

Com um investimento de 3 milhões de euros, este projecto é o mais recente na vertente exposições. Num espaço de 2.400m2, mais de 400 objectos, dispostos em 6 gal erias tematizadas, contam a história da NASA, uma história indissolúvel da própria tenacidade humana de concretizar o sonho de explorar o Espaço. As peças originais foram cedidas pela NASA e pelo Kansas Cosmophere, a construção das réplicas realizada por duas empresas norte-americanas e toda a estrutura da exposição foi feita em Portugal.

A recriação dos ambientes originais onde cada peça se destacou, os documentários sobre a vida dos astronautas no espaço, os modelos à escala real ou a mostra de fatos espaciais são alguns dos pontos fortes desta exposição única que, para além da NASA, conta com o apoio do Kansas Cosmophere, a Agência Espacial Europeia e o Discovery Channel.

A partir de 27 de Janeiro no Museu Tekniska, em Estocolmo, viaje pelo Espaço... sem sair da Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário