20 janeiro 2011

Cultura: Sophia de Mello Breyner Andresen – uma vida de poeta

Entre 26 e 28 de Janeiro decorrerão várias iniciativas que assinalam a conclusão da primeira fase de trabalho sobre o Espólio de Sophia de Mello Breyner Andresen, que consistiu na inventariação - organização, classificação e identificação - dos documentos. Estas tarefas foram realizadas entre Setembro de 2008 e Setembro de 2010, por Manuela Vasconcelos (técnica da BNP) e por Maria Andresen de Sousa Tavares, com a participação temporária de Luísa Sarsfield Cabral. O trabalho decorreu nas instalações do Centro Nacional de Cultura, que disponibilizou para esse efeito todo o apoio logístico necessário. A equipa contou com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian e do Banco Português de Investimento.

Nos dias 27 e 28 de Janeiro terá lugar nas instalações da Fundação Gulbenkian o Colóquio Internacional Sophia de Mello Breyner Andresen, promovido por Maria Andresen de Sousa Tavares e realizado com a colaboração do Centro Nacional de Cultura.

A confluência nestes três dias destes acontecimentos visa sublinhar a importância da obra da Autora, ao mesmo tempo que se proporciona a investigadores portugueses e estrangeiros o acesso a documentos (autógrafos e outros) que possibilitarão novas perspectivas de estudo.

26 de Janeiro, na Biblioteca Nacional de Portugal:- Cerimónia de entrega do Espólio de Sophia à Biblioteca Nacional de Portugal

- Abertura de uma exposição dedicada à Autora, acompanhada pelo lançamento do livro Sophia de Mello Breyner Andresen – uma vida de poeta, com organização de Paula Morão e Teresa Amado (editado pela Caminho), que funcionará como catálogo da exposição com o mesmo nome.

27 e 28 de Janeiro, na Fundação Calouste Gulbenkian:
- Realização do colóquio internacional
- Apresentação do número de Janeiro da Revista Colóquio/Letras, em parte dedicada a Sophia de Mello Breyner Andresen.

O programa completo e todas as informações sobre esta iniciativa, bem como inscrições no Colóquio, poderão ser obtidos acedendo ao site http://www.coloquiointernacionalsophiademellobreynerandresen.com.  

Sem comentários:

Enviar um comentário