22 janeiro 2011

Motor: Novo Volkswagen Passat

Totalizando mais de 15 milhões de unidades vendidas, o Volkswagen Passat é um dos automóveis de maior sucesso a nível mundial. Agora, chega um novo Passat, a sétima geração de um modelo que surgiu pela primeira vez em 1974.

O estilo exterior deste bestseller foi totalmente reinterpretado, exibindo um certo paralelismo de linhas com o Phaeton, tanto na secção dianteira como na parte traseira, o que lhe confere maior presença e imponência.

Como tem sido tradição no modelo, o Passat sempre espelhou os caminhos do progresso tecnológico e, como não podia deixar de ser nesta sétima geração, esta característica de inovação aplica-se integralmente.

Disponível logo desde o lançamento nas versões Limousine e Variant, o conjunto de inovações tecnológicas agora implementado nas versões Trendline, Confortline, Sportline e Highline, alcançou uma escala que anteriormente apenas estava disponível em modelos de categorias superiores.

Mais inovação: O Passat apresenta uma estreia mundial na sua classe. Tratase do sistema de detecção de fadiga, disponível de série a partir do nível de equipamento Confortline. O Passat é, também, o primeiro Volkswagen equipado om uma função de travagem de emergência em cidade. Este sistema de assistência está integrado no ainda mais sofisticado cruise control adaptativo (ACC) com dispositivo Front Assist. A função de travagem de emergência em cidade, activa a velocidades inferiores a 30 km/h, também reage com veículos imobilizados: se necessário, inicia automaticamente a manobra de travagem, contribuindo assim para evitar uma provável colisão frontal ou, pelo menos, minimizar os danos resultantes da mesma.

Mais conforto: Contudo, o novo Passat oferece ainda mais requinte. Basta um certo movimento com o pé na parte traseira do veículo para abrir a bagageira do Passat Limousine (Easy Open). Ao premir de um botão, o Passat “vê” os lugares para estacionamento paralelos e perpendiculares na via de circulação e, a pedido, pode automaticamente dirigir o veículo para o espaço de estacionamento com a precisão de centímetros (Park Assist II).

Ver melhor: O condutor não necessita mais de se preocupar com o controlo das luzes de máximos; estas manter-se-ão sempre ligadas desde que o tráfego assim o permita: em conjunto com as ópticas montadas de série, o Passat activa e desactiva automaticamente as luzes de máximos em função do tráfego que circula em sentido contrário ou à sua frente. Este sistema opcional de assistência às luzes de máximos chama-se Light Assist. Se o veículo estiver equipado com ópticas bi-xénon dotadas de iluminação em curva, as luzes de máximos mantêm-se sempre activas e são apenas atenuadas se causarem perturbações (como o encandeamento) ao restante tráfego em redor. Esta função de assistência de máximos chama-se Dynanic Light Assist. Ambos os sistemas entram em funcionamento assim que o Passat atinge os 60 km/h. Tal como no Phaeton e no Touareg, o Passat também alerta o condutor para os veículos que passam no ângulo morto de visão (Side Assist). O novo modelo da Volkswagen recorre a imagens recolhidas pela câmara dianteira para detectar sinais de limite de velocidade, mostrando-os no painel de instrumentos. Quando é tecnicamente possível, este sistema de detecção de sinais de trânsito também “vê” zonas em que não é permitido ultrapassar, alertando a atenção do condutor para essas situações.

Mais qualidade: Agora mais do que nunca, as tecnologias e a maior qualidade de construção e de materiais marcam a diferença do novo Passat face aos seus concorrentes. Estes padrões de qualidade são perceptíveis no interior, com matérias topo-de-gama, novos bancos e revestimentos das portas e iluminação
ambiente. A nova consola central e o redesenho da instrumentação, conferem um efeito especialmente elegante, tanto em termos visuais como no toque.
 
Mais silêncio: O novo Passat é extremamente silencioso. A razão desta elevada insonorização deve-se à adopção de novos materiais isolantes acústicos integrados no tablier e nas portas, capazes de filtrar muito eficazmente os ruídos provenientes do exterior e do motor. Além disso, o pára-brisas conta com uma nova película acústica que elimina ruídos externos adicionais. Esta película de insonorização está disponível em opção para as janelas laterais.

Mais segurança: Também foram alcançados progressos relevantes em matéria de segurança. O anterior modelo já tinha obtido a classificação máxima (5 estrelas) nos testes de colisão realizados pelo Euro-NCAP, mas a nova geração Passat regista a adopção de sistemas mais avançados, tais como detecção de uso de cintos de seguranças nos lugares traseiros e novos apoios de cabeça dianteiros com regulação horizontal (de série a partir do nível Confortline). Em caso de acidente, os novos apoios de cabeça para condutor e passageiro dianteiro reduzem o risco de lesões resultantes do efeito de chicote. Também a introdução de sistemas mais sofisticados, como o Side Assist, optimizam os padrões de segurança do novo Passat.

Mais sustentabilidade: Por último mas não menos importante, o novo Passat define novos padrões no que respeita à sustentabilidade. Todos os motores (com potências entre 105 e 170 CV), são mais económicos, com diminuições de consumo de até 18 por cento!

O Diesel mais “pequeno” (1.6 TDI de 105 CV), apresenta agora um consumo médio de apenas 4,3 l/100 km, com emissões de somente 114 g/km CO2. No Passat Variant, os consumos mantêm os mesmos baixos níveis de consumos, para um máximo de + 0,1 l face à berlina).

Em ambas as versões de carroçaria, o novo Passat é um modelo extremamente seguro, confortável e potente, um dos mais completos entre os familiares estradistas. Contudo, o novo Passat destaca-se também pelos baixos níveis de emissões de CO2 e de consumos de combustível, capaz de proporcionar autonomias de viagem muito longas. No caso Passat 1.6 DI com BlueMotion Technology, os 70 l do reservatório de combustível e o consumo médio de 4,3 l, possibilitam uma autonomia de 1628 km, com apenas um depósito.

Sem comentários:

Enviar um comentário