28 maio 2010

Workshop: Oficina de leitura - Unipop

Numa altura em que o dispositivo de produção cultural despeja na sociedade quantidades impressionantes de informação torna-se indispensável perceber qual é o seu potencial transformador e a sua relação com o sistema político e técnico em que se insere. Autores como Walter Benjamin começaram a pensar estas questões mas não esgotaram o debate. É essencial uma releitura dos seus textos, tirá-los da exclusividade dos circuitos universitários e colocá-los no espaço público. Essa é a proposta da oficina de leitura O Autor como Produtor, organizada pela Unipop, que parte de Benjamin e acrescenta a leitura de outros autores como Brecht ou Adorno, prometendo lançar a discussão sobre arte e política no nosso teatro.

As Oficinas de leitura destinam-se a promover a discussão pública de textos influentes mas com pouco eco fora do espaço académico, de modo a realçar a sua relevância para pensar o presente.

A conferência de Walter Benjamin, O Autor como Produtor (1934), serve de mote a três sessões de leitura e debate que procurarão realçar e repensar os passos mais significativos da sua argumentação. Para Benjamin, o potencial transformador da arte só é pensável à luz dos dispositivos técnicos e políticos em que está inserida. Só através de uma mudança destes, que ultrapasse a inovação formal ou o conteúdo crítico, se poderá cumprir o imperativo de uma produção cultural radicalmente democrática, ou seja, que mine as barreiras entre produtores e consumidores.

Escolhemos uma constelação de textos – de Bertolt Brecht, Theodor Adorno, Guy Debord e Jacques Rancière – para ler à luz das problemáticas lançadas por Benjamin, e no confronto com os quais as suas interrogações possam ser alargadas e recontextualizadas. A partir de um olhar crítico sobre as divisões habituais entre produtores e consumidores de cultura, bem como a separação entre as esferas do estético e do político, do lúdico e do produtivo, procuraremos encontrar pontos de entrada para novas interpretações dos textos em causa bem como do campo cultural contemporâneo.

2 Junho
18h00 às 20h00
Texto O autor como produtor (1934) de Walter Benjamin
Com António Guerreiro, Francisco Frazão e Manuel Gusmão

3 Junho
11h00 às 13h00
Textos Ênfase no Desporto (1926) de Bertolt Brecht
Breves considerações acerca da indústria da cultura (1963) de Theodor Adorno
Com Pedro Rodrigues e Miguel Cardoso

15h00 às 18h00
Textos A Sociedade do Espectáculo (1967) de Guy Debord
O Espectador Emancipado (2007) de Jacques Rancière
Com Ricardo Noronha e Manuel Deniz

Preço único 15€ (2 dias)
Inclui textos em português

Sem comentários:

Enviar um comentário