28 maio 2010

Cultura: Junho das Artes

“Entre Muros” é o tema da terceira edição do Junho das Artes (JA).

Decorre na vila de Óbidos de 5 a 27 de Junho de 2010. Um evento sobre arte contemporânea.

O JA pretende dar a conhecer a estratégia do Município de Óbidos no que se refere à captação de artistas e criadores e dos projectos de modo a tornar Óbidos identificada com a Inovação e Criatividade.

Na edição deste ano, o JA está centrado num projecto de artistas que fazem com que a geografia de Óbidos fique “minada” por intervenções criativas e inesperadas.

A divulgação das artes na vila de Óbidos, uma das 7 Maravilhas de Portugal, abre o território a trabalhos nas diversas áreas das Indústrias Criativas, nomeadamente na Arquitectura, Artes Visuais, Audiovisuais, Televisão e Rádio, Artes Performativas e Entretenimento, Cinema e Vídeo, Design, Escrita e Publicação, Música e Software Educacional e Lazer.

O tema ”Entre Muros” permitirá uma convergência de intenções que estão a ser criadas para o evento, apontando para que a artista convidada para a galeria novaOgiva, Fernanda Fragateiro, tenha como foco central o trabalho de arte pública.

No entanto, serão vários os artistas participantes no JA 2010, inspirados pelo tema Entre Muros:

• Artistas convidados/Entre Muros - Ana Jotta, Ângela Ferreira, António Bolota, Bruno Cidra, Gabriela Albergaria, Hugo Canoilas, Jorge Maciel, Luísa Cunha, Ricardo Jacinto, Rui Horta Pereira e Sancho Silva.

• Artistas Project Rooms – André Neto, Brito.Rodriguez, Bruno Marques, Cátia Ezequiel, Edgar Pires, Gustavo Jesus, Joana Fonseca, Joana Imaginário, Maria Teresa Cardoso, Martim Santa Rita, Natália Rato, Patrícia Faustino, Rosana Alexandre, Rui Silveira, Sandra Boaventura/Ana Rita Vieira/ Carina Henriques/ Cátia Jacinto, Sara Fernandes, Tamara Alves e Tiago Marques/Tiago Costa.

A comissária convidada, deste ano, será Filipa Oliveira.
No entanto, o Junho das Artes de 2010 vai contar com outras actividades.

Nomeadamente com workshops, uma feira de design urbano, palestras e música ao vivo com conhecidos Djs nacionais. No dia 26, decorre um concerto intitulado “Monte Lunai” nos antigos armazéns da EPAC (junto das antigas instalações dos Bombeiros Voluntários de Óbidos).

Iniciativas que vão realizar-se tanto em espaços mais convencionais, como galerias e museus, como em espaços públicos e em edifícios adaptados para efeito. Permitindo a realização de diferentes exposições e eventos que promovam a fruição das artes na sua multidisciplinaridade e a divulgação de autores com diferentes expressões e linguagens artísticas.

Horários:

• Domingo a quinta-feira
10h00/13h00 e 14h00/18h00

• Sexta-feira, sábado e vésperas de feriado
10h00/13h00 e 14h00/23h00

Sem comentários:

Enviar um comentário