22 maio 2010

Ambiente: "Florinda" uma cegonha peculiar

Com a aproximação do Dia Mundial da Criança, o Monte Selvagem dá a conhecer a história da cegonha “Florinda”, protagonista não do famoso conto da cegonha que traz os bebés, do dinamarquês Hans Christian Andersen, mas sim dos episódios inéditos ocorridos no parque de Montemor-o-Novo.

Os visitantes que se deslocarem nesta altura ao Monte Selvagem poderão conhecer e fazer parte da história verídica desta cegonha peculiar que tantas aventuras e “momentos de encantar” proporcionaram desde a sua primeira “visita” ao parque em 2007.

Mas vamos à história: Era uma vez... em 2007, uma cegonha juvenil que foi doada ao Monte Selvagem por ter sido encontrada no campo incapacitada de voar. Baptizada de “Florinda”, a cegonha foi tratada no parque em completa liberdade, passando os seus dias entre os visitantes ou na cozinha onde se preparam os alimentos para os animais. Conforme foi crescendo foi-se aventurando em curtos voos, que logo se tornaram mais longos, até, no final de 2008, deixar de ser vista no parque.

No dia 11 de Março de 2009, assistiu-se ao retorno da cegonha. Chegou como se nunca se tivesse ausentado, procurou os tratadores nos mesmos locais de sempre e mostrou-se muito dócil com os visitantes. Integrada no processo migratório comum desta espécie, começou a construir um ninho no parque e ali permaneceu toda a Primavera e Verão do ano passado, porém sem parceiro à vista. Em Outubro de 2009 partiu novamente, seguindo o processo habitual de migração para África no Outono/Inverno.

Este ano, no dia 23 de Fevereiro, a “Florinda” voltou com algumas surpresas. Mostrando-se um pouco mais agressiva do que o habitual, ocupou o seu ninho de sempre, mas desta vez foi vista a sobrevoar o parque com outra cegonha. Interessante foi que, ao observá-la, a equipa do parque verificou que ela “namorava” insistentemente a outra cegonha, ou seja, constatou-se que a “Florinda” nunca foi fêmea, mas sim um elegante macho.

Afinal a “Florinda” era um “Florindo” e assim se passou a chamar!

No sábado nasceram os dois filhotes do casal, para admiração da equipa e visitantes do parque.

Sem comentários:

Enviar um comentário