27 maio 2010

Turismo: Países onde o casamento gay é permitido

Na sequência da promulgação do casamento homossexual em Portugal, e com a aproximação da maioria dos desfiles Gay Pride por todo o mundo, Hotéis.com, o website de reserva de hotéis em todo o mundo, sugere aos viajantes que conheçam os países onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo é possível.

A melhor altura para partilhar do entusiasmo e diversão daqueles que são a favor da completa igualdade de direitos e nomenclaturas é, indubitavelmente, o momento dos desfiles e festejos Gay Pride.

Assim, Hotéis.com sugere os países e cidades a visitar para conhecer algumas das mais divertidas festas e desfiles de rua.

- Países Baixos – Amesterdão
Os Países Baixos foram o primeiro país do mundo a aprovar o casamento em total igualdade de direitos entre pessoas do mesmo sexo, em 2001. Naturalmente, tem também um dos melhores e mais divertidos “prides” do mundo. Durante um fim-de-semana (este ano de 5 a 8 de Agosto) ocorrem festas de rua e circuitos de festas por bares e clubes, culminando os festejos no famoso Canal Parade no Sábado.
Onde ficar: NH Carlton Amsterdam, ***

- Bélgica – Bruxelas
A Bélgica surgiu em segundo lugar na aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo, em 2004. Durante o Gay Pride (que este ano teve lugar de 14 a 16 de Maio), registaram-se 3 dias de festejos, paradas, brunchs, eventos culturais, debates, conferências e muito mais, no coração da Europa.
Onde ficar: Brussels Marriott Hotel, ****

- Espanha – Madrid
Espanha aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2005. Os desfiles do Gay Pride têm lugar na zona de Chueca (o famoso bairro gay de Madrid) e têm início a 3 de Julho, altura em que as ruas se transformam em celebração geral.
Onde ficar: Room Mate Oscar, ***

- Canadá – Toronto
O Canadá também aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo no ano de 2005. Todos os anos, cerca de um milhão de pessoas enchem as ruas de Toronto para celebrar o Gay Pride. Este ano, a 3 de Julho, Cindy Lauper dará um concerto gratuito num dos parques da cidade.
Onde ficar: The Gladstone Hotel, ***

- África do Sul – Cidade do Cabo
Depois de ter aprovado, em 2006, o casamento gay, a África do Sul tornou-se ainda mais forte nos protestos pela igualdade de direitos para homossexuais. Este ano, aproximadamente 8 milhares de pessoas ocuparam as ruas da Cidade do Cabo na manhã do dia 6 de Março, para celebrar o Gay Pride e para se demonstrarem contra a homofobia, localmente e em África.
Onde ficar: Lady Hamilton Hotel, ***

- Noruega – Oslo
A Noruega aprovou o casamento homossexual em 2009, tornando-se o 6º país do mundo a dar este passo. De 18 a 27 de Junho, no centro de Oslo, tem lugar o maior evento cultural para a população gay e lésbica da Noruega, o Oslo Gay Pride. Este festival inclui um festival de cinema, concertos, exposições, espectáculos, debates e uma enorme área de festival. O objectivo: dar visibilidade à cultura gay e contribuir para uma aceitação crescente e respeito pela diversidade.
Onde ficar: Grand Hotel Oslo, *****

- Suécia – Estocolmo
A Suécia também aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2009. O Gay Pride nesta cidade tem lugar na maior ilha de Estocolmo, a Sodermaln. Durante este evento, que irá decorrer de 26 de Julho a 1 de Agosto, milhares de bandeiras de arco-íris decoram a cidade, e no Pride Park encontram-se os palcos, bancadas, e vendedores de comida e bebidas.
Onde ficar: Alexandra Hotel, ***

- Portugal – Lisboa
Após longo debate, o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi promulgado pelo Presidente da República português a 17 de Abril, sendo Portugal o 8º país do mundo a avançar com esta alteração. O arraial Gay Pride, em Lisboa, tem lugar a 26 de Junho, no Terreiro do Paço, e este ano esperam-se festejos ainda mais fortes, na sequência do recente anúncio.
Onde ficar: Vincci Baixa, ****

Sem comentários:

Enviar um comentário