26 maio 2010

Saúde: Campanha Nacional para o Dia Mundial da Esclerose Múltipla

É já no próximo dia 26 de Maio, que se vai comemorar pela segunda vez em todo o mundo o Dia Mundial da Esclerose Múltipla (EM). Para assinalar esta efeméride, o Gang da Esclerose Múltipla (Ganga da EM), grupo informal de auto-ajuda de portadores da doença, vai levar até 9 cidades portuguesas a campanha “Move-te pela Esclerose Múltipla”. Esta iniciativa pretende reunir por todo o país o maior número de pessoas, em dois percursos de passeio, uma caminhada e outro de bicicleta, para dar voz à compreensão desta doença do sistema nervoso central que afecta maioritariamente adultos jovens num total de 6 mil portugueses.

O objectivo do Gang da EM é que toda a gente, portadora ou não da doença, participe no “Move-te pela Esclerose Múltipla”. O importante desta iniciativa é alertar a sociedade civil para a existência de uma patologia cada vez mais comum e, sobretudo, mostrar que os doentes de EM podem ter uma vida normal durante muitos e bons anos, desde que tenham o tratamento e acompanhamento médico adequados.

A partida dos dois trajectos, a pé e de bicicleta, será às 19h00 em simultâneo nas 9 cidades, e a recepção dos participantes será feita uma hora antes, ou seja às 18h00. O percurso de caminhada contará com cerca de 3 km e o de bicicleta com cerca de 7/8 km. Os participantes sairão todos do mesmo sítio e regressam também ao mesmo local, cerca de 30 minutos depois.

A recepção aos participantes será feita nos seguintes locais:

Lisboa - Parque das Nações (Rossio dos Olivais)
Porto - Castelo do Queijo
Coimbra – Parque Verde (Doca)
Aveiro – Cais da Fonte Nova (Frente ao Centro de Congressos de Aveiro)
Viana do Castelo – Largo da Estação
Leiria – Largo do Jardim Luís de Camões
Pinhal Novo - Largo José Maria dos Santos (Coreto)
Sintra - Largo do Palácio da Vila
Sines – Avenida Vasco da Gama (Junto ao Pombal)

O Gang da EM é um grupo informal de pessoas com EM que falam sobre as suas experiências de vida com a doença, utilizando a internet como o seu meio privilegiado de comunicação. Actualmente, o grupo é constituído por mais de 450 membros do qual fazem parte muitos familiares de doentes, médicos, enfermeiros e pessoas interessadas nesta patologia, que afecta cerca de 6 mil pessoas em Portugal.

A Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória crónica, desmielinizante e degenerativa, do sistema nervoso central que interfere com a capacidade do mesmo em controlar funções como a visão, a locomoção, e o equilíbrio, entre outras. Esta doença não tem cura, mas pode ser controlada com medicação. Visão dupla, falta de força e sensibilidade nos membros e alterações na memória são alguns dos principais sintomas da doença. É uma doença que afecta mais de um milhão de pessoas em todo o mundo. Estima-se que o número de doentes em Portugal seja da ordem dos 6 mil.

Anualmente são diagnosticados cerca de 300 novos casos de EM em Portugal. A faixa etária mais atingida é entre os 18 e os 60 anos de idade, sendo que entre os 20 e os 40 a incidência é maior, particularmente em mulheres. Nos últimos anos tem-se verificado um aumento significativo da doença neste grupo sendo que actualmente o rácio de incidência é de três doentes do sexo feminino para um masculino.

Sem comentários:

Enviar um comentário