18 dezembro 2009

Teatro: Hannah e Martin no Teatro Aberto


Estreia no dia 19 de Dezembro na Sala Vermelha do Teatro Aberto o espectáculo Hannah e Martin de Kate Fodor, com encenação de João Lourenço. Agradecemos a divulgação da informação e a actualização das agendas e roteiros de espectáculos.



Hannah Arendt e Martin Heidegger, dois dos pensadores mais importantes na filosofia do século XX, confrontam-se no Teatro Aberto interpretados pelos actores Ana Padrão e Rui Mendes. O texto reflecte a evolução da relação entre os dois protagonistas que se encontram na Alemanha do Pós-Guerra quando Hannah é convidada a escrever sobre os julgamentos de Nuremberga e Martin se encontra descredibilizado por se ter associado ao regime Nazi. Porém, ao longo da peça, o espectador é convidado a assistir à evolução da relação entre os dois, desde o seu primeiro encontro, ele professor, ela aluna, passando pelo período da Guerra, ela judia e ele apoiante da causa Nazi. A encenação apresenta uma fusão entre a linguagem teatral e a comunicação audiovisual, confrontando o espectador com uma multiplicidade de ângulos e leituras de imagens, ora reais, ora recriadas.
 
Sinopse:
Durante os julgamentos de Nuremberga, Hannah Arendt visita Martin Heidegger, seu antigo professor, mentor e amante. Este encontro entre o filósofo convertido ao nazismo e a filósofa judia, depois da guerra, leva-os a reviver o passado. Hannah e Martin é uma peça onde o universo mais íntimo se mistura com a política, a história e a ética, colocando questões pertinentes ao espectador de hoje.


Qual é o poder das ideias e que força encerram os ideais de quem tem poder? Qual é a origem da crueldade? E do amor? E da integridade? Será algum dia possível compreender a natureza humana e as suas motivações?

Sem comentários:

Enviar um comentário