31 dezembro 2009

Exposição: A arte da gravura explicada no Museu do Oriente


Conhecer as especificidades das técnicas ocidentais e orientais de gravura, é o objectivo das visitas guiadas à exposição temporária “Encontros com o Oriente: Água-Forte/ Fukushima”, que o Museu do Oriente organiza nos dias 8 de Janeiro, 5 de Fevereiro e 5 de Março, às 19h00.



Patente até 14 de Março, a mostra revela a arte da gravura em dois mundos artísticos tão distantes como o de Portugal e o do Japão. Acrescenta, ainda, uma componente didáctica que mostra ao público o “como fazer” na arte de gravar.


A troca permanente de conhecimentos e informação tem-se revelado da maior importância no desenvolvimento e consolidação das técnicas de gravura contemporânea, bem como na pesquisa, experimentação e utilização de novos produtos, menos tóxicos.


Ponta seca, buril, rascador, água-forte, mezzotint, berceau, xilogravura, ukiyo-e, hangi to, maru bake são termos cuja essência se pode observar e descobrir em “Encontros com o Oriente: Água-Forte/ Fukushima”, num novo entendimento do que é a gravura.

Sem comentários:

Enviar um comentário