18 dezembro 2009

Cultura: Inaugurado Centro de Documentação António Alçada Baptista


O Centro de Documentação António Alçada Baptista foi inaugurado hoje no Museu do Oriente, numa cerimónia onde participaram além do Presidente da Fundação, Carlos Monjardino, Guilherme de Oliveira Martins e Mário Soares.



Numa homenagem ao romancista português, o Centro de Documentação da Fundação Oriente adopta, agora, o nome de António Alçada Baptista, antigo administrador da Fundação, e prossegue a sua missão de ser um local de referência na pesquisa de informação e documentação, no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, sobre a Ásia e as relações com Portugal.


O Centro de Documentação tem por objectivos manter actualizadas e disponíveis as colecções e assegurar o acesso a recursos electrónicos de qualidade, assegurar o apoio documental e informativo aos projectos e actividades promovidas pela Fundação Oriente e dinamizar parcerias com instituições congéneres.


Licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito de Lisboa, António Alçada Baptista dedicou-se mais à escrita do que à advocacia. A sua dedicação à cultura lusófona foi reconhecida com uma indigitação para adido cultural de Portugal, no Brasil. Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo e a Grã-Cruz da Ordem do Infante.

Sem comentários:

Enviar um comentário