21 dezembro 2009

Evento: Turismo de Portugal apoia Guimarães Capital Europeia da Cultura


O Turismo de Portugal vai apoiar a promoção interna e externa dos eventos desenvolvidos em Guimarães no âmbito da Capital Europeia da Cultura em 2012, num investimento que poderá chegar aos 8 milhões de euros.



Um protocolo assinado hoje entre o Turismo de Portugal, a Câmara Municipal de Guimarães e a Fundação Cidade de Guimarães prevê que a Autoridade Turística Nacional possa apoiar – até um total de 8 milhões de euros e ao abrigo dos sistemas de incentivo – projectos e iniciativas promocionais de interesse turístico constantes da programação definida para a iniciativa Capital Europeia da Cultura 2012.


O Turismo de Portugal apoia esta iniciativa pelo seu elevado potencial de atracção de turistas nacionais e estrangeiros e pelo contributo que acontecimentos desta magnitude dão para o reforço da notoriedade internacional da cidade, da região e do País. Este Instituto Público é hoje um dos principais mecenas culturais do País, sobretudo no que diz respeito às actividades de animação dos centros urbanos e ao apoio às instituições mais prestigiadas da Cultura.


Ainda no âmbito deste protocolo, o Turismo de Portugal propõe-se também apoiar o Centro de Arte Contemporânea José de Guimarães, da Câmara Municipal de Guimarães. Este equipamento cultural, âncora para a cidade e para a região, poderá receber um apoio máximo de 2 milhões de euros entre 2010 e 2011, mediante decisão sobre uma candidatura a apresentar.


As iniciativas programadas para Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 serão uma oportunidade única para valorizar a qualidade de vida urbana e a excelência do espaço público e patrimonial daquela cidade, bem como a consolidação da sua oferta cultural. Guimarães, com o seu Centro Histórico classificado desde 2001 como Património da Humanidade e uma actividade cultural de referência, será, depois de Lisboa (em 1994) e o Porto (em 2001), a terceira cidade portuguesa a receber o título de Capital Europeia da Cultura.


O apoio do Turismo de Portugal às iniciativas da Capital Europeia da Cultura 2012 inscreve-se na continuidade da sua política de estímulo à realização de eventos em todo o País, que contribuam para uma programação cultural dinâmica e para a atractividade dos destinos.


Sem comentários:

Enviar um comentário