18 dezembro 2009

Cultura: Apresentação de Guimarães Capital Europeia da Cultura


É já hoje que Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura dá mais um importante passo no sentido da concretização das principais linhas orientadoras do projecto com a apresentação do Plano Estratégico, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, a partir das 15 horas.



Onze anos depois, Portugal volta a ter uma Capital Europeia da Cultura. Guimarães terá assim a oportunidade de se mostrar à Europa, através de vários eventos e manifestações culturais mas também de um conjunto de acções que visam a regeneração social, económica e urbana da Cidade. É aliás no impacto gerado pela intervenção nestas áreas que se avaliará mais estruturalmente a qualidade e o sucesso da Iniciativa.


De acordo com a Presidente da Fundação Cidade de Guimarães – entidade recem criada no passado dia 29 de Agosto de 2009, trata-se de uma oportunidade de implementar uma iniciativa de foro internacional que encerra em si potencialidades de regeneração de um território, uma economia e uma população.


“O desafio é exigente e os resultados esperados ultrapassam claramente os que derivam da leitura dos indicadores tradicionalmente usados. Mais do que o número de espectáculos e/ou eventos queremos produzir e avaliar efeitos ao nível da diversificação da economia e da qualificação da Comunidade”, refere Cristina de Azevedo.


O evento constituirá, igualmente, a oportunidade para assinatura de um Protocolo tripartido, entre o Instituto de Turismo de Portugal, a Fundação Cidade de Guimarães e ainda a Câmara Municipal de Guimarães.

Sem comentários:

Enviar um comentário