17 dezembro 2009

Exposição: Ceia de Natal no Metro do Porto


Mesa Imperial, Nascimento, Celebração e Triunfo é a instalação apresentada pelo Hotel Infante Sagres, para celebrar este ano o Natal na cidade do Porto, e conta com o apoio e patrocínio do Metro do Porto. Simultaneamente, será inaugurada a exposição A Baixela das Descobertas, onde os artistas convidados irão apresentar sob diferentes interpretações, descobertas e leituras pessoais uma peça réplica do formato de uma terrina de molhos Companhia das Índias do séc. XVIII – as Terrinas Sagres.



A instalação patente na estação de metro de São Bento é comissariada por Paulo Teixeira de Carvalho e por Adélio Gomes e pretende ser uma verdadeira celebração, um convite ao sonho e à elevação espiritual, através da observação do belo, do raro e do inusitado. A estrutura da Mesa Imperial de Natal, idealizada pela Boca do Lobo, tem cinco metros de comprimento e está preparada para sentar até 18 convidados, uma grande família na Ceia de Natal.


Imperial pelo seu tamanho e set-up, celebrará o nascimento do Menino, em total triunfo vertido em cores monocromáticas, mas extraordinariamente ricas – o branco casca de ovo, o dourado e o cobre – pretendendo deste modo estabelecer a comparação com as riquezas vindas de além mar, que douraram toda uma época e que ainda hoje se aliam a uma riqueza tanto material quanto espiritual.


A ilustrar esta opulência teremos a baixela em porcelana da Braz Gil Studio, acessórios múltiplos de colecções privadas, linhos bordados à mão dos Bordados Judite, da Lixa, copos de cristal dourados, talheres em prata antiga provenientes de uma colecção privada e um centro de mesa gigante alusivo à época, criado especialmente para o efeito, pelo Escultor Hélder Carvalho. Sendo que a intenção final será elevar os pormenores, por muito pequenos que sejam, ao limite e que a aparente pobreza monocromática se multiplique na diversidade de acessórios presentes, permitindo variadas leituras pessoais aos espectadores.


A exposição estará aberta ao público até 6 de Janeiro de 2010 e a entrada é livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário