09 setembro 2009

Rock in Rio Escola Solar


Foi hoje apresentada a segunda edição do Concurso “Rock in Rio Escola Solar” que lança às escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário o desafio de serem criativos para, através de projectos sustentáveis, tentarem melhorar a qualidade de vida de grupos específicos das comunidades locais das áreas em que estão inseridas.



O seu principal objectivo é estimular a criatividade, a inovação e as boas práticas de acção em matéria de desenvolvimento sustentável através da participação das escolas na concepção e execução de projectos de cariz social e ambiental nas comunidades locais em que se inserem.


Depois do sucesso da primeira edição, inserida no Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa 2008, que contou com a participação de 3.000 alunos, 246 professores de 197 escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário, e conquistou o prémio internacional Energy Globe Awards na categoria Juventude, a organização do maior evento de música e entretenimento do mundo e os seus parceiros decidiram avançar para a segunda edição e sensibilizar alunos, professores, escolas e autarquias para a importância de uma participação cívica activa. Na edição anterior a comunicação desta iniciativa foi dirigida a 1.200 escolas, este ano foi alargada a um universo de 1.700 escolas.


O desafio lançado às escolas nesta 2ª edição do ”Concurso Rock in Rio Escola Solar” é a concepção de projectos com preocupações ambientais e de coesão social e territorial.


Os projectos deverão dar resposta a problemas concretos e pertinentes na comunidade onde a escola se insere, utilizando a criatividade e a inovação como ferramentas na resolução de problemas sociais através de soluções ambientalmente adequadas, numa perspectiva de sustentabilidade.



Para participarem as escolas devem preencher a Ficha de Inscrição que se encontra no site oficial do Rock in Rio – www.rockinrio-lisboa.sapo.pt – entre 15 de Setembro e 16 de Outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário