23 setembro 2009

Livro:"Porquê a Mim?" de Bernardo Teixeira


A Esfera dos Livros apresenta o livro Porquê a Mim?. A primeira obra escrita por uma vítima de abusos sexuais e mal-tratos enquanto aluno da Casa Pia.


Um relato de coragem, escrito na primeira pessoa, onde se relata o dia-a-dia de um jovem dentro da instituição que o acolheu quando a sua família lhe virou as costas. Foi dentro da instituição que recebeu afecto, carinho e protecção, mas foi também aí que padeceu de dor e sofrimento.


Trata-se sem dúvida de um testemunho impressionante e emotivo onde somos levados a percorrer os passos de um aluno interno da Casa Pia, a conhecer as alegrias das crianças que aí encontraram um lar, mas também o sofrimento de quem foi obrigado a perder a inocência cedo demais.


Numa altura em que se aguardam os resultados do julgamento do denominado Processo Casa Pia, esta obra não pretende apontar culpados ou denunciar nomes, até porque estes foram deliberadamente alterados. Simplesmente se pretende dar voz a quem mais sofreu durante todos estes anos e que até agora não tinha tido oportunidade de, em livro, expressar a sua dor.


SINOPSE
«Pela primeira vez na minha vida, estou a ver a lua aos quadradinhos. É mesmo como nos filmes. Sentado no parapeito da janela, olho para o céu e penso em como tudo podia ter sido tão diferente. Só me apetece chorar. Estou a aguentar as lágrimas desde esta manhã.»


Assim se inicia o relato deste ex-aluno da Casa Pia de Lisboa. Abandonado pela família aos 11 anos, Bernardo é entregue aos cuidados desta instituição. «Não te preocupes», dizem-lhe, «nunca te vão fazer mal». Os primeiros tempos são difíceis. Loiro, franzino e sensível, o rapaz é gozado pelos colegas mais velhos. Isola-se, não confia em ninguém, só no diário que escreve à noite às escondidas. Até que faz um amigo mais velho, o motorista. Caetano dá-lhe boleias, presentes e carinho. Promete ser o pai que Bernardo nunca teve. Mas pede algo terrível em troca. Seguem-se tempos de dor, de vergonha e de solidão, que por pouco não acabam da pior maneira.

6 comentários:

  1. Acho que todo o que está aqui é triste, mas quando o livro tiver já nas bancas ai veremos, mesmo aprofundado o que aconteceu, esto acaba por mostrar o que as pessoas principalmente crianças acabam por passar nestes tipos de sitios, acho que toda a gente tem o direito de viver cada passo sem pressas e com muita felicidade...
    Por o que já li, neste blog acho que o livro vai ser muito interessante..

    Parabens Bernardo Teixeira por ter realizado um livro assim a contar todo o que aconteceu lá tem muita coragem...

    Felicidades...

    ResponderEliminar
  2. já li o seu livro Bernardo Teixeira e acho que passou por muito na vida mas acho que havia coisas que podia ter passado ao lado, mas como ja passou agora o que tem que fazer e esquecer..
    E ser feliz

    ResponderEliminar
  3. ola bernardo! adorei o seu livro e acredito em si, embora já tenha lido comentários q o chamam mentiroso. comecei a ler osue livro na livraria. não gasto dinheiro em livros, mas desta vez fiz questão de o comprar para poder participar do seu sucesso! ninguém merece isto. li o livro com a espectativa de o ver bem na vida na actualidade e tal n se verificou. por favor n desista de lutar, estude novamente, transforme-se em alguém poderoso e rico. prove a este mundo do crime e à sua família que conseguiu. não vou emprestar este livro a ninguém... pelo contrário vou recomendar a todos os meus conhecidos que o comprem... só assim o poderemos ajudar e retribuir a sua coragem pela sua exosição. espero q esta mensagem chegue a si e se quiser poderá responder p sasacricri@live.com.pt mts felicidades e trate de ser feliz

    ResponderEliminar
  4. O teu testemunho, querido Bernardo, pode abrir muito os olhos dos tantos pais e encarregadores de educacao de criancas que ainda fecham os olhos por escolha, para salvarem sua pele. Que crime violento, que ideias mais fechadas e diabolicas. Eu te terei na maior nobreza nos estudos de familias, comecando a ensinar aos pais, que quando uma crianca nasce ja se comeca a respeitar o seu nao ou sim. E, eu sei que com a parceira ideal , poderas criar a melhor familia.Tamebm quero dizer-te que a TEologia precisa de teu ser para enriquecer. TE apreciei imenso!

    Maria Faria

    ResponderEliminar
  5. eu ja li o livro e achei incrivel mas ao mesmo tempo impressionante com todas as coisas horriveis que ali se passam, achei de muita corragem teres publicado o livro pois as pessoas mereciam saber a verdade do que se passava e o que todas aquelas crianças passaram .. apesar de tudo adorei o livro do principio ao fim ..

    ResponderEliminar
  6. ola bernardo.. eu ja li o teu livro,gostei muito,tives-te muita coragem em publicares este livro,pelo que passas-te,mas foi bom assim alerta as pessoas.
    Eu emocionei-me muito e fiquei muito magoada, pelo que as pessoas faziam as crianças,como te fizeram a ti, ainda continuo magoada,porque isto sao coisas que infelizmente acontecem,mas nao deviam de acontecer,e uma pessoa fica aterrorizada,como é que conseguem fazer este tipo de coisas a uma criança,meu deus...posso te dizer que estou aqui a escrever e estou a chorar..porque nao me cabe na cabeça,porque num mundo recional, isto nao acontece,mas como aqueles animais sao irracionais nao compreendem.. era prendelos,era cortar-lhes o material em praça publica.
    sou contra a pena de morte,mas neste tipo de casos nao me importava que essa sentença se aplicasse.
    Eu tenho um irmao de 14 anos e se por acaso acontecesse uma situaçao identica eu nao sei o que fazia..mas nao respondia por mim..so de imaginar eu choro..choro..

    bernardo desejo-te as maiores felicidades do mundo.. e volta a estudar,eu sei que falar é facil..mas tu consegues. tens de levantar a cabeça.

    ResponderEliminar