25 setembro 2009

Livro: "A sombra que fomos" de Luís Sepúlveda


Chega no próximo dia 2 de Outubro às livrarias o novo e aguardado romance do chileno Luís Sepúlveda. "A Sombra do que Fomos" conta, segundo o autor, “a história de exílios e gente banida, de sonhos desfeitos e ideais arruinados”. O seu tom pode ser dramático mas vigoram na narrativa o humor, a ironia, a compaixão e o amor.




Num velho armazém de um bairro popular de Santiago do Chile, três sexagenários esperam impacientes pela chegada de um quarto homem. Cacho Salinas, Lolo Garmendia e Lucho Arencibia, antigos militantes de esquerda derrotados pelo golpe de estado de Pinochet e condenados ao exílio, voltam a reunir-se trinta e cinco anos depois, convocados por Pedro Nolasco, um antigo camarada sob cujas ordens vão executar uma arrojada acção revolucionária.




Mas quando Nolasco se dirige para o local do encontro é vítima de um golpe cego do destino e morre atingido por um gira-discos que insolitamente é lançado por uma janela, na sequência de uma desavença conjugal.



Prémio Primavera de Romance de 2009, "A Sombra do que Fomos" é um virtuoso exercício literário posto ao serviço de uma história carregada de memórias do exílio, de sonhos desfeitos e de ideais destruídos.


Um romance escrito com o coração e o estômago, que comove o leitor, lhe arranca sorrisos e até
gargalhadas, levando-o no fim a uma reflexão profunda sobre a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário