21 setembro 2009

JaFo Trio ao vivo no Museu do Oriente


A abordagem inédita de um repertório influenciado por múltiplas sonoridades dá o mote ao concerto de JaFo Trio, interpretado pelos músicos Decebal Badila, Marius Preda e Antal Steixner, que se realiza no dia 27 de Setembro, domingo, às 18h00, no Auditório do Museu do Oriente.


Jazz, temas originais da Roménia e América Latina, tradições musicais ibéricas e árabes, entre outras, compõem o alinhamento de um espectáculo que conquista o público pela coerência do acto criativo, pela interacção exuberante entre os três músicos e por recorrer a um instrumento raras vezes utilizado – o cimbalom, que assume o lugar do piano e se torna protagonista.


O JaFo Trio foi iniciado por Decebal Badila, um dos jazzmen romenos mais reputados a nível internacional, músico nato, maestro da guitarra baixo e do contrabaixo, solista e sideman, arranjista e professor.


Através do talento de Marius Preda, o público pode descobrir as valências do cimbalom e a mestria do músico no fraseamento, no delineamento das formas e na arte da improvisação.


A interacção entre os dois músicos confere uma maleabilidade especial a um instrumento milenar, readaptado às exigências versáteis da música do século XXI.


O trio é completado pela contribuição do percussionista Antal Steixner, que recorre a múltiplos instrumentos de percussão, centrados à volta do cajon peruano: o udu (instrumento africano que tem a forma de um vaso e o timbre próximo da tabla indiana), djembé (tambor africano), darbouka (tamborim portátil norte-africano) e pratos.


Steixner, um respeitável percussionista de flamenco, revela a sua natureza jovial nos fundos sonoros do JaFo Trio destinados, antes, a suster os esforços solísticos dos colegas.

Sem comentários:

Enviar um comentário