28 setembro 2009

Prémio: Besa recebe distinção "Banco do Planeta"


O Banco Espírito Santo Angola (BESA) recebeu a distinção Banco do Planeta, atribuída pelo Comité Internacional de Desenvolvimento do Planeta Terra, coordenado pela ONU, através da UNESCO. Inserido no âmbito do Ano Internacional do Planeta Terra, o prestigiado galardão é atribuído no seguimento da activa política de apoio ao Desenvolvimento Sustentável promovida pelo Banco Angolano.



Portugal irá acolher a cerimónia oficial de entrega do prémio, no âmbito da Cimeira do Planeta Terra, a decorrer de 19 a 22 de Novembro, em Lisboa. Neste evento, promovido pelo Comité Internacional de Desenvolvimento do Planeta Terra, estarão presentes os mais altos representantes de vários países e da ONU para debater os principais temas e boas práticas relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável.



O BESA tem desenvolvido uma política muito activa na promoção do desenvolvimento sustentável em Angola, promovendo e apoiando diversas iniciativas relacionadas com a sua dinamização económica, a valorização da cultura, o apoio à educação e a protecção do meio ambiente, pilares estratégicos da sua actuação.


Entre as diversas iniciativas destaca-se, a nível económico, o seu contributo para a reintegração do povo angolano no seu país (ACNUR), através do ensino da língua portuguesa a centenas de milhares de angolanos e o fundo de solidariedade criado nesse âmbito; a nível cultural, um vasto conjunto de iniciativas e projectos promovidos no âmbito do projecto BESACultura e que pretendem valorizar a cultura angolana, publicando e divulgando a obra de artistas das áreas das artes plásticas e da fotografia; e ainda o seu relevante papel na sensibilização para os problemas ambientais e para a importância da protecção do planeta.


De sublinhar, ainda, a recente associação do BESA ao Fórum Africano para o Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Ministério do Ambiente de Angola e onde o Banco se assume como Parceiro Oficial do evento. O UN African Forum on Sustainable Development terá lugar em 2010 e marcará o rumo do desenvolvimento sustentável em África, reunindo representantes do panorama político, económico e social para debater os desafios ambientais em África e identificar as soluções para o futuro do continente.

Sem comentários:

Enviar um comentário