30 setembro 2009

Espectáculo: Arte performativa no palco do Museu do Oriente


O Museu do Oriente apresenta Projecto .txt, um espectáculo performativo, inspirado na obra The electronic revolution (1970), de William S. Burroughs, que conjuga tecnologias sensoriais com a exploração de linguagens artísticas transversais contemporâneas, nos dias 6 e 7 de Outubro, às 21h30, no âmbito da ExperimentaDesign.


O espectáculo resulta num vocabulário singular, que se articula fisicamente por intermédio de paisagens sonoras interactivas, composições visuais e coreografia em tempo real, as quais representam um manancial de expressões artísticas que sustentam a intenção dramatúrgica.

O tema da obra é o Big Bang das linguagens, o nascimento de um gesto, de uma palavra, de um som ou de uma imagem, e a sua relação com o performer, ao longo do espectáculo, nas suas dimensões visuais, sonoras e plásticas.


O interface entre o performer e a tecnologia é explorado enquanto conteúdo, e a reflexão crítica sobre as convergências entre a arte e a ciência, na sua dimensão social, histórica e estética, faz parte da própria performance.


The electronic revolution funciona como base dramatúrgica a partir da qual a estrutura narrativa se desenvolve. Burroughs lança ideias artísticas, bem como preocupações humanistas, que inspiram a dimensão narrativa do Projecto .txt. Os seus famosos cut-ups podem ser comparados às técnicas de sampling, actualmente aplicadas a todo o tipo de excertos de materiais digitais e analógicos.


O Projecto .txt está a ser desenvolvido desde 2006 e surgiu no âmbito do projecto internacional TeDance (Technologically Expanded Dance), que reúne artistas, cientistas, engenheiros e investigadores de várias áreas.


No contexto da triangulação das comunidades artísticas, científicas e tecnológicas, o Projecto .txt permite uma produção que não se limita à criação de um espectáculo. Paralelamente, estão a ser realizadas residências/ laboratórios, viagens de estudo, organização e participação em conferências, debates e publicações diversas.


Projecto .txt
6 e 7 de Outubro
21h30
Auditório
M/12
Duração aprox.: 50 minutos, sem intervalo
Preço: € 7,50; € 5,00 (estudantes)

Sem comentários:

Enviar um comentário