28 setembro 2009

Vinho: Melhor ano da década para o Vinho Verde


Apesar de a quantidade ser ainda uma incógnita, mantendo-se apenas as previsões, a qualidade das uvas da Região do Vinho Verde é já uma garantia. Aliás, de acordo com o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Manuel Pinheiro, “este é já, garantidamente, um ano excepcional quanto à qualidade das uvas. Podemos mesmo concluir que é o melhor ano da década para o Vinho Verde”.


Este resultado deve-se, em grande parte, ao clima que se tem vindo a sentir, com particular relevo para as últimas semanas quentes e secas que permitiram uma óptima maturação da uva. Não há memória de se vindimar no Minho no final de Setembro com 27ºC. Há também uma área apreciável de novas vinhas que estão a entrar em produção e que aumentam a qualidade, sobretudo nas castas mais nobres como o Alvarinho e o Loureiro.



Em 2008, a produção de Vinho Verde foi de cerca de 71,9 milhões de litros, o que representa um crescimento de 3,43% comparativamente com os resultados de 2007. Este ano, os dados finais devem ser apresentados no início do mês de Novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário