24 setembro 2009

Exposição: Máscaras da Ásia em Leiria


Numa iniciativa inédita, o Museu do Oriente desloca-se a Leiria com a exposição itinerante Máscaras da Ásia, que pode ser visitada, gratuitamente, entre 25 de Setembro e 25 de Janeiro de 2010, no edifício Banco de Portugal.


Co-organizada pela Câmara Municipal de Leiria e pela Fundação Oriente, a mostra apresenta uma selecção de 166 máscaras, do núcleo de 500 que integra a colecção Kwok On, do Museu do Oriente, com o intuito de dar a conhecer a diversidade estética e funcional deste tipo de objectos asiáticos.


Originalmente, a função das máscaras estava associada a rituais religiosos, reproduzindo o património religioso e cultural das comunidades e revelando os seres sobrenaturais, as divindades e os animais fantásticos que povoam o imaginário local.


Ao longo dos tempos têm vindo a ser utilizadas em diversos espectáculos de dança e teatro. Paralelamente à exposição decorrem visitas guiadas, teatrinho de sombras e ateliês de máscaras, origami, caligrafia chinesa, culinária, entre muitas outras actividades relacionadas com a Ásia.

Sem comentários:

Enviar um comentário