24 setembro 2009

Exposição: Viagens no Oriente


O sucesso da exposição temporária Viagens no Oriente, uma mostra do trabalho de Fausto Sampaio, ditou o seu prolongamento até 25 de Outubro, no Museu do Oriente, com entrada gratuita.


Composta por 60 obras do pintor português, executadas na Índia, Macau, Timor e Macassar, Viagens no Oriente retrata as vivências de Fausto Sampaio nas terras por onde viajou, mas também naquelas onde viveu, como Macau, exprimindo a atmosfera, os contrastes, a paisagem, a luz, as figuras e as formas próprias de cada uma. Artista singular do período Naturalista, de transição para o Modernismo, os trabalhos de Fausto Sampaio revelam o conhecimento e a admiração do artista pelo Oriente, que o levaram a aderir ao “Orientalismo”, característico da pintura da sua época.


Possuidor de grande mestria técnica e de uma sensibilidade inigualável, Fausto Sampaio foi um impressionista de grande versatilidade e um paisagista nato.


A rápida pincelada e a facilidade no manejamento da espátula permitiram-lhe captar a impressão dos momentos que viveu, instantes quase palpáveis, fazendo-os perdurar para sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário