24 setembro 2009

Instituto Superior Técnico desenvolve Plataforma Web


O Instituto Superior Técnico (IST) acaba de apresentar oficialmente a nova plataforma Bolsa de Objectos de Aprendizagem1 para todas as escolas e professores da Região Autónoma da Madeira (BOA@RAM).


Com aplicação no ano lectivo 2009/2010, a BOA@RAM é uma iniciativa promovida pela DRE (Direcção Regional de Educação da Madeira) e pelo INESC-ID, laboratório de investigação do Instituto Superior Técnico. Reconhecendo a importância da cooperação institucional, a DRE e o INESC-ID decidiram colaborar na produção de conteúdos pedagógicos e investigação científica, para promover a partilha de conhecimentos.



Esta iniciativa, aberta a todos os interessados, permitiu desenvolver e dinamizar uma nova plataforma Web, com conteúdos multimédia de suporte aos processos de ensino-aprendizagem, dirigidos aos principais actores do sistema de educação da Região Autónoma da Madeira (RAM), assim como, investigar e validar a aplicação dessa plataforma em cenários de utilização reais.


A plataforma BOA foi desenvolvida ao longo dos últimos anos no contexto do Grupo de Sistemas de Informação do INESC-ID, tendo resultado em diversos artigos científicos em conferências e revistas da área, e casos de aplicação. A sua principal inovação centra-se na integração de um sistema dinâmico, baseado em créditos, que varia de acordo com a sua popularidade, número de compras e mecanismos de configuração definidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário