11 setembro 2009

Museu do Oriente organiza conferência Zen


O Museu do Oriente apresenta a conferência “O Zen e a sua prática em Portugal”, com o monge suíço Yves Shosshin Crettaz, no dia 19 de Setembro, às 16h00, no Piso 4.


A conferência é organizada em colaboração com a Associação de Amizade Portugal-Japão, com o objectivo de dar a conhecer o Zen Soto, escola budista caracterizada pela prática intensa da meditação, avessa à especulação filosófica ou teológica, em que as práticas rituais têm uma dimensão relativamente pequena.


O Zen Soto surgiu na China, onde assume a designação de Chan, e é o resultado da interacção do Budismo, vindo da Índia, com a mundividência e o espírito prático chineses, havendo quem lhe descortine influências taoístas.


Com entrada livre, a conferência, proferida em francês, sem tradução simultânea, é seguida de uma breve meditação Zazen, transmitindo “o espírito fresco de instante em instante”. Yves Shoshin Crettaz cursou Letras e Filosofia, e leccionou num liceu suíço.


Dedicou-se ao jornalismo e trabalhou, durante 10 anos, como grande repórter da revista l’Illustré. Fundou e dirigiu a Média S, agência de redacção e comunicação, especializada em questões sociais e de saúde pública.


Em 1997, veio para Lisboa com o seu mestre Raphaël Doko Triet, para fundar o Dojo Zen de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário