09 junho 2011

Motor: Mercedes-Benz SLS AMG Roadster

Os destaques tecnológicos do SLS AMG Roadster são o ABC da engenharia dos actuais automóveis desportivos: a combinação do chassi em alumínio, o motor AMG V8, de 6,3 litros,  montado ao centro e à frente e que debita 420 kW (571 cv) de potência e 650 Nm de binário. A caixa de sete velocidades de dupla embraiagem, montada entre os eixos e a suspensão desportiva de triângulos duplos em alumínio, aceleram o coração dos amantes de automóveis desportivos, assegurando ao mesmo tempo uma notável condução dinâmica.

A capota em lona do SLS AMG Roadster abre-se e fecha-se em apenas 11 segundos, podendo ser operada em andamento a uma velocidade até 50 km/h. A nova suspensão desportiva AMG RIDE CONTROL, com sistema de amortecimento comandado electronicamente, está disponível opcionalmente. Permite mudar as características de amortecimento com o premir de um botão. O condutor do SLS AMG Roadster ao utilizar o AMG DRIVE UNIT, pode escolher o seu próprio ajuste da suspensão, pois tem à disposição três modos: Comfort, Sport e Sport plus. Outro sistema multimédia inovador e único é a AMG Performance Media inspirado no desporto automóvel,  que oferece combinações de inúmeros displays telemetricos como a aceleração lateral e linear, diversos dados do motor e tempos de voltas numa pista de competição, bem como o acesso móvel de alta velocidade à Internet.

Roadster de Design purista com proporções perfeitas
O novo Roadster acrescenta um emocionante segundo aos modelos da família AMG. Gorden Wagener, responsável da área de Design da Mercedes-Benz refere: "O design  purista e atlético capta de imediato a atenção, tal como o modelo “Asas de Gaivota”.  O SLS AMG Roadster é, quer com a capota aberta quer fechada, uma imagem de impressionante encanto! " As proporções perfeitas são verdadeiramente memoráveis: capot longo, o habitáculo recuado e a secção traseira curta.  O aileron traseiro extensível automaticamente, a longa distância entre eixos e as vias largas, tornam o  SLS AMG Roadster a expressão de uma dinâmica extraordinária e carisma genuíno. A atractiva cor metalizada castanho AMG Sepang e as jantes em ferro forjado  de 10 raios em preto mate, com um friso brilhante no aro, optimizadas em termos de peso, estão disponíveis como equipamento opcional. 

Características derivadas do 300 SL Roadster, o clássico carro de sonho dos anos 50,  incluem  uma grelha do radiador e estrela Mercedes ambas de grande dimensão. Tal como o SLS AMG Roadster, o 300 SL Roadster surgiu ligeiramente mais tarde do que o genuíno 300 SL Asas de Gaivota, embora agora estes automóveis de sonho estejam disponíveis ao mesmo tempo.


Potente motor AMG V8 de 6,3litros e 420 kW (571 cv)
O SLS AMG Roadster está equipado com o mesmo motor imponente do modelo Asas de Gaivota. O motor V8, de 6,3litros, que debita uma potência máxima de 420 kW (571 cv) às 6.800 rpm, faz com que o SLS descapotável seja um dos mais potentes automóveis desportivos deste segmento. A sua relação peso/potência é de 2,9 kg/cv. O motor naturalmente aspirado disponibiliza um binário máximo de 650 Nm às 4.750 rpm. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 317 km/h (limitada electronicamente). Isto significa que as prestações do Roadster são semelhantes às do modelo tipo Asas de Gaivota.

O motor V8 de elevadas rotações, com uma cilindrada de 6.208 cm3 apresenta as características típicas dos potentes motores de competição, responde instantaneamente aos movimentos do acelerador e dispõe de uma disponibilidade extraordinária. A utilização de um sistema de lubrificação por cárter seco contribui para o seu posicionamento consideravelmente mais baixo no automóvel. O daí resultante centro de gravidade mais baixo permite uma aceleração lateral elevada e assegura uma condução dinâmica emocionante.

Produção em Sindelfingen - lançamento no mercado no Outono de 2011
O SLS AMG Roadster foi concebido e desenvolvido em paralelo com o Coupé sob a égide da Mercedes-AMG GmbH. O modelo descapotável super desportivo será construído na maior unidade fabril da Mercedes-Benz em Sindelfingen. O motor AMG V8, de 6,3 litros é fornecido directamente da fábrica de motores AMG em Affalterbach, onde será montado à mão seguindo a tradicional filosofia “Um homem, um motor”.

Sem comentários:

Enviar um comentário