14 junho 2011

Entretenimento: Maratona de Droga no National Geographic Channel

O National Geographic Channel dedica a programação do dia 26 de Junho à celebração do Dia Mundial da Luta Contra a Droga. A partir das 19h10 são emitidos seis documentários que pretendem desmistificar e dar a conhecer as drogas mais comuns.

LSD, Heroína, Marijuana, Metanfetaminas e Cristal: de onde vêm estas drogas, quais os seus efeitos e porque são tão nocivas? Qual o impacto do tráfico de droga na sociedade actual? É a estas e outras questões a que o NGC pretende dar resposta.


Os documentários:

‘BASTIDORES: LSD’
ESTREIA: Domingo, dia 26 de Junho, às 18h20

O inventor do LSD, Albert Hofman, chamou-lhe “o remédio para a alma”. Os Beatles escreveram músicas sobre a substância. Forças militares fizeram experiências secretas sobre o controlo da mente para avaliarem os seus poderes alucinogénicos. Proibido em 1966, o LDS tornou-se numa droga de rua e ficou conhecido como o brinquedo perigoso da contra-cultura, capaz de proporcionar momentos de genialidade ou de perfeita loucura. Agora, a ciência volta a olhar para o LSD em pormenor, incluindo através dos primeiros testes em humanos em mais de 35 anos. Através de imagens cerebrais optimizadas, versões não-alucinogénicas da droga e informação fornecida por uma rede secreta que dá conta de uma condição agonizante para a qual não há cura, os investigadores descobrem que esta droga pode vir a tornar-se no medicamento do futuro. Há 50 anos, drogas psicadélicas como o LSD foram tidas como autênticos avanços científicos. Depois da controvérsia, o LSD volta a ser considerado pela comunidade científica uma substância com poderes para melhorar o poder cerebral, aumentar a nossa criatividade ou até curar doenças.

‘TABU 5: Drogas’
ESTREIA: Domingo, dia 26 de Junho, às 19h10

As drogas que causam alucinações são usadas em quase todas as culturas. Ao que parece, o desejo de alterarmos os nossos sentidos é inato. No entanto, algumas destas drogas têm efeitos secundários bastante perigosos. Na maioria das sociedades, as drogas alucinogénias são tabu e proibidas por lei. Os governos acreditam que estas drogas levam à dependência e a comportamentos anti-sociais. Mas para algumas estas drogas são substâncias essenciais para as tradições mais antigas.     

‘O NEGÓCIO DA DROGA: Marijuana’
ESTREIA: Domingo, dia 26 de Junho, às 19h55

A cannabis é a substância ilícita mais usada em todo o mundo e divide a opinião pública. Para alguns, é uma erva do diabo, mas para outros é uma planta inofensiva. Durante anos, o seu fornecimento foi controlado por criminosos impiedosos mas agora, há uma indústria quase legal avaliada em vários milhares de milhões de dólares e um negócio em clara ascensão. 

‘BASTIDORES: A Droga Branca Afegã’
ESTREIA: Domingo, dia 26 de Junho, às 20h25

Heroína, smack, horse ou H. Esta é uma das mais viciantes drogas à face da terra. Forte, pura e de fácil acesso, a heroína está a atrair uma nova massa de viciados. Já não sendo considerada uma droga suja de beco escuro, a heroína tornou-se mainstream, seduzindo novos consumidores das classes média e alta. Agora é altura de investigar como a Guerra do Terror no Afeganistão soltou, inadvertidamente um massivo abastecimento de narcóticos nunca antes visto, um “dilúvio” de heroína que está a encantar improváveis consumidores desde Kabul, Europa e até ao coração da América.

‘O NEGÓCIO DA DROGA: Metanfetaminas’
ESTREIA: Domingo, dia 26 de Junho, às 20h43

Metanfetaminas: a “Droga do Diabo” está a tomar conta da América do Norte e de grande parte da Ásia, espalhando morte e destruição à sua passagem. Desde negociantes internacionais a traficantes locais, desde a experiência da dependência ao trabalho de médicos e agentes das brigadas de narcóticos que têm que tentar reparar os danos, vamos desvendar as verdadeiras vidas daqueles que trabalham no negócio ilegal das metanfetaminas.

‘O CRISTAL:  A Droga Mais Perigosa do Mundo’
ESTREIA: Domingo, dia 26 de Junho, às 21h30

O que faz esta droga ser tão poderosa, tão viciante e tão destrutiva? Lisa Ling, correspondente do National Geographic Channel viaja pelo mundo fora, desde a América rural a Banguecoque, Tailândia, juntando-se às mais diversas classes de pessoas: a viciados em metanfetaminas, polícias à paisana e neurocientistas, com o objectivo de descobrir a verdade sobre a substância que, actualmente, é considerada por todos como a droga mais perigosa do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário