14 junho 2011

Lazer: Regresso às origens no Arrastão da Grande Pedra

Juntam-se as gentes do interior, mais concretamente das 18 freguesias do concelho de Vila Pouca de Aguiar, para  transportar, à força de braços, uma pedra com 12 toneladas numa cerimónia milenar única: o arrastão da grande pedra, no dia 19 de junho, das 17h às 19h. Os mais pequenos não ficam de fora e participarão nesta cerimónia, ao transportarem uma pedra de menores dimensões, o chamado "pequeno arrastão".

            Mas os aguiarenses, miúdos e graúdos, contam com reforços para esta missão e convidam todos os visitantes e turistas a vivenciar uma experiência única. Um regresso às origens que pretende homenagear a pedra-rainha da região, o granito, e destacar a força e a determinação das gentes do interior.

            A partir do dia 28, a pedra gigante estará em exposição, no centro da vila. No dia 19 de junho, o grande arrastão tem início às 17h, com ponto de chegada  junto à Feira de Granito. Para "fortalecer" todos os participantes, será preparada e servida, pelo Grande Druida, uma "poção mágica", destinada a miúdos e graúdos. O evento culminará com um banquete poular, em que será oferecida a famosa Sopa da Pedra, com a participação do Grupo de Teatro de Vila Real "A Filandorra" e muita animação musical.


          X FEIRA DO GRANITO E DO CONCELHO DE VILA POUCA DE AGUIAR de 17 a 19 de junho – Pavilhão Gimnodesportivo Dr. Francisco Gomes da Costa

             O granito é um dos grandes tesouros de Vila Pouca de Aguiar e durante três dias, de 17 a 19 de junho, multiplicam-se as iniciativas no âmbito da X Feira do Granito e do Concelho de Vila Pouca de Aguiar. Espetáculos musicais, Festival Nacional de Folclore e muito convívio com animação teatral são apenas alguns dos pontos altos.

                        Segundo a VitAguiar, a entidade organizadora da X Feira de Granito de Vila Pouca de Aguiar, " trata-se de um evento de cariz essencialmente económico, que se vem afirmando como a maior montra da indústria de granito, a nível nacional, o evento com maior afluência do concelho.”

Sem comentários:

Enviar um comentário