16 junho 2011

Lazer: Crianças actividades de Férias - programa Fluviário de Mora

O Fluviário de Mora promove umas férias grandes diferentes para os mais novos. À visita habitual a este que é o primeiro grande aquário europeu de água doce, as crianças são convidadas a participar em actividades preparadas especialmente para celebrar o fim do ano lectivo e o início do Verão.
“Aquarista por uma Hora” permite aos mais pequenos acompanharem e saberem como se tratam os peixes e as plantas, numa visita aos bastidores do Fluviário.
Aprender a pescar é o tema de “Pesca na Ribeira”, actividade que termina com a devolução das espécies à água.
Uma das mais apetecíveis iniciativas é “Dormindo com as Lontras” para saber se os peixes dormem, se as lontras chiam…numa noite diferente…
Outra sugestão do Fluviário é mesmo ir “À Descoberta dos Bastidores”, oportunidade para saber como se prepara a comida dos animais, como se tratam quando estão doentes e todo o mundo mágico por detrás dos aquários.
Um barco frágil segue um regato rumo a parte incerta. É assim que começa o filme “Expedição Rivus”, em exibição diariamente no auditório do Fluviário, às 17H30.
Aberta a todas as crianças, a “Sala de Aula/ Laboratório” permite pintar, modelar e ver à lupa, ou ao microscópio, preparações simples que juntam o lúdico ao pedagógico. Aqui podem pintar perfis de peixes, moldar plasticina, colar cascas de flores e papéis para ter o “Rio colado ao Coração”…Aqui, também se mostra a reprodução da truta, das ovas e alevins às espécies juvenis.
No final, as crianças levam uma quadra do cancioneiro do Fluviário e uma receita de bolota – a castanha do Alentejo, para fazerem em casa…
Commais de 500 peixes de 55 espécies diferentes de todo o mundo em habitats naturais, aquáticos e terrestres, num percurso entre a nascente e a foz de um rio, o Fluviário de Mora já recebeu, desde Março 2007 mais de 500 mil visitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário