19 setembro 2010

Entretenimento: A RTP2 está no Porto com Sociedade Civil e 5 para a Meia-Noite

A RTP2 dedica a última semana do Verão ao Porto e ao Norte do país. Entre dias 20 e 24 de Setembro, as tardes (14h00) começam com o “Sociedade Civil” realizado no Porto e as noites terminam com o “5 Para a Meia-Noite” em directo da Casa da Música.

A Casa da Música é o parceiro que acolhe a RTP2 nesta “instalação no Porto, transformando alguns dos seus espaços em estúdios para estes dois programas diários que vão trazer em directo ao ecrã da RTP2 personagens, situações, actores e autores da cidade e do Norte.

Durante a semana, o “Sociedade Civil” vai convidar, entre outros, Manuel Serrão, Pedro Abrunhosa, Mário Dormisnky, Odete Patrício (Directora-geral Fundação Serralves), Mário Ferreira, Hélio Loureiro e Rui Moreira para debater questões com sabor a norte: Há uma identidade do Norte?; O Douro vinhateiro; Empreender com Norte; Tripas, rojões, broas e outras gastronomias; O Novo Porto.

À noite, o verbo com que o “5 Para a Meia-Noite” se despede desta sua terceira temporad a na RTP2 é, como não podia deixar de ser, o verbo “tripar”. Entre os convidados de Filomena Cautela, Fernando Alvim, Nilton, Pedro Fernandes e Luís Filipe Borges, não faltarão nomes como Júlio Machado Vaz e Marta Ren.

Nesta operação no Norte, a RTP2 conta com o apoio da Valentim de Carvalho e, especialmente, com a enorme ajuda da Casa da Música.

14h00 – SOCIEDADE CIVIL
Segunda-feira, 20 setembro - Há uma identidade do Norte?
Zona de tradições e ritos seculares que recebe milhares de turistas todos os anos – uns motivados pelo turismo religioso, outros pela visão do património intocado – o Norte, em particular o Porto, tem uma identidade distintiva das restantes regiõe s do país. Na pronúncia, no léxico, nos costumes e na moral encontram-se marcas diferenciadoras. Mas também na arquitetura, na música, no empreendedorismo e na iniciativa privada.No início de uma semana dedicada ao Norte e emitida a partir da Casa da Música, vamos redescobrir esta região.

Convidados em estúdio: Jorge Gonçalves, Vice-Reitor da Universidade do Porto; Pedro Abrunhosa, Músico; Mário Dorminsky, Vereador da Cultura de Gaia; Nuno Azevedo, Administrador Delegado da Fundação Casa da Música; Odete Patrício, Directora-geral da Fundação Serralves; João Fernando Ramos, Jornalista; Leandro Coutinho, Vice-Presidente da Associação de Artesãos da Região Norte

Terça-feira, 21 setembro - Douro vinhateiro
Quantos portugueses saberão que a zona do Douro vinhateiro – uma área que abrange 26 mil hectares – é património mundial classificado pela UNESCO?Quem saberá que a tradição das vinhas e dos vinhos remonta aos romanos e que o vinho do Porto é muito recente tendo em conta a história do Douro vinhateiro?Só este ano a produção chegou às 110 mil pipas – um reflexo da produção em crescimento de vinho do Porto. Como é visto e vendido este produto e a “marca Douro” no estrangeiro? Que peso tem para a economia da região?

Quarta-feira, 22 setembro - Tripas, rojões, broas e outras gastronomias
Tripas à moda do Porto, Rojões à moda do Minho, francesinhas, pap as de sarrabulho, jesuítas de Santo Tirso ou toucinho-do-céu são pratos que facilmente se encontram numa mesa nortenha. Comidas fartas e hiper-calóricas. Prejudiciais para a saúde? Talvez não. As opiniões dividem-se e há quem defenda que a variedade de ingredientes proporciona refeições equilibradas, que fornecem ao organismo todos os nutrientes de que necessita. Basta comer com moderação. Afinal, a gastronomia nortenha enquadra-se ou não nos standards da nutrição contemporânea?

Quinta-feira, 23 setembro - Empreender com Norte
No início do ano o Presidente da República afirmou que “o Norte de Portugal pode assumir-se como uma das regiões mais produtivas da Europa”. Os dados dão-lhe razão: as empresas situadas no Norte representam cerca de um terço do tecido empresari al português e marcam pontos nas áreas da indústria, energia e construção. Mas que tipo de empresários investem e em que sectores? Como criam valor para os produtos e serviços em que apostam? Quais as novas oportunidades de negócio? De que forma a crise afetou esta região? Um debate oportuno, que pretende mostrar rumos para o empreendedorismo e apresentar soluções para alcançar melhores condições de vida.

Sexta-feira, 24 setembro - Novo Porto
No último dia de presença do Sociedade Civil no norte do país queremos olhar para o futuro desta região, começando pelo Porto. Como se vão coadunar tradições milenares com tecnologia de ponta?As grandes empresas vão conseguir modernizar-se ao ritmo das suas similares europeias?O que faz de Braga a cidade mais jovem de Portugal? O que é a nova “movida” do Porto e o que a faz crescer? Que escolas de criatividade, nomeadamente nas áreas do design e da arquitetura, começam a afirmar-se?

5 PARA A MEIA-NOITE
Verbo da semana:TRIPAR
Filomena Cautela - 20 de Setembro
A estreia do 5 Para a Meia-Noite no Porto não poderia suceder de melhor forma. Filomena Cautela terá um programa repleto de convidados e de momentos hilariantes. A criativa dupla de moda Storytailors, constituída por João Branco e Luís Sanchez, estarão em destaque num programa por onde também irão passar Fernanda Freitas, da RTP2, e os Be-Dom, o grupo de percurssão do Porto aclamado internacionalmente. Haverá ainda espaço para uma aparição da dupla fantástica do Telerural, os actores Pedro Alves e João Paulo Rodrigues.

Fernando Alvim - 21 de Setembro
Fernando Alvim decidiu também envolver no seu programa uma série de personalidades diferentes. O conhecido médico psiquiatra Júlio Machado Vaz terá a companhia da cantora Marta Ren e ainda de Jorge Palma. Mas em termos de presenças em estúdio o assunto não fica por aqui pois caberá a Isaque ter uma participação especial a declamar poesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário