23 setembro 2010

Música: Dona Branca no São Carlos

A ópera Dona Branca de Alfredo Keil (1850-1907) inaugura a temporada lírica 2010.2011 do São Carlos na quarta-feira, 29 de Setembro, às 20h00, no âmbito das comemorações do Centenário da Republica Portuguesa.Estreada mundialmente em 1888 no então Real Teatro de São Carlos, Dona Branca é um drama lírico em quatro partes e prólogo, com libreto de César Ferreal sobre poema com o mesmo nome de Almeida Garrett. As récitas desta ópera em versão concerto estão agendadas para os dias 29 de Setembro e 1 de Outubro às 20h00; 3 e 5 de Outubro às 16h00.

De sublinhar que no dia 3 de Outubro será assinado, após o espectáculo, um termo de doação de espólio de Mário Moreau ao TNSC e que no dia comemorativo do Centenário da Implantação da República Portuguesa, 5 de Outubro, os bilhetes para a récita são a preços especiais para famílias.

Depois da ópera Don Giovanni na temporada 2008.2009 o maestro Johannes Stert regressa a Lisboa para dirigir a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos neste espectáculo. No elenco, destaque para Ausrine Stundyte – que já interpretou a personagem Mimi em La Bohéme de Peter Konwitschny no mesmo palco –, e para os portugueses Maria Luísa de Freitas, Luís Rodrigues e Nuno Dias.

A apresentação da ópera Dona Branca, em versão de concerto, conta com o apoio financeiro da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.

Sem comentários:

Enviar um comentário