26 setembro 2010

Entretenimento: Nós, Os Republicanos na RTP2

Às comemorações do centenário da República a RTP2 acrescenta aquilo que lhe é próprio: um vasto número de documentários sobre os factos, os protagonistas, os avanços e os impasses que antecederam, marcaram e sobreviveram à I República. Filmes para estrear em televisão, mas com a ambição de ganharem vida própria nos mais diversos circuitos de exibição e visionamento. A RTP2 honra, assim, a sua tradição de ser a estação dos documentários graças ao contributo de dezenas de especialistas, uma visão sistemática e interrogativa sobre as origens próximas do 5 de Outubro e o legado republicano que marcou todo o século XX até aos nossos dias.

NÓS, OS REPUBLICANOS

O que faz de nós republicanos? É a esta pergunta que toda a série, no conjunto dos seus cinco episódios, procura dar resposta. Todos sabemos que vivemos numa República, mas que significa isso além de trocar um Rei por um Presidente e de ser o povo a escolher os seus líderes e não uma simples sucessão dinástica a decidi-lo? Cada episódio elege uma área de acção fundamental – Política, Trabalho, Religião, Saúde e Educação – e parte dos nossos dias para uma viagem no tempo. Identifica os elementos-chave do quotidiano nacional contemporâneo e mergulha 100 anos no passado em busca da sua origem. Todos celebramos a implantação da República, mas o que significa isso, além do seu interesse arqueológico? Todos sabemos que a I República foi um período tumultuoso, perpassado por contradições e fracassos, mas saberemos das suas vitórias? Seremos capazes de compreender que muito daquilo que hoje temos por adquirido resultou, na verdade, de difíceis conquistas revolucionárias dos homens e mulheres que fizeram a História de Portugal entre 1910 e 1926? A República não é um acontecimento de 5 de Outubro de 1910, é uma longa sequência no código genético do Portugal contemporâneo. Vamos descobrir como e porquê, numa série documental rigorosa, sintética e directa ao assunto, que cruza o ambient e contemporâneo com o recurso ao material de arquivo mais preciso e revelador, guiada pelos esclarecimentos dos melhores especialistas.

Nós , Os Republicanos - Política (1º Episódio)

A política, coração da transformação operada a 5 de Outubro, é a porta de entrada obrigatória de “Nós, Republicanos”. Os pontos cardeais do primeiro episódio são: a Constituição, os processos eleitorais, os direitos das mulheres e os símbolos nacionais.

Nós, Os Republicanos - Trabalho (2º Episódio)
Se hoje nos chocam imagens de crianças a trabalhar nas partes mais longínquas do globo. Se podemos encher a Avenida da Liberdade de manifestantes em greve aos seus trabalhos, lutando pelos valores que consideram justos. Se os operários se organizam livremente em sindicatos. Se, hoje, os jovens são protegidos pela sociedade para que tenham tempo para estudar, formar-se, desenvolver as suas capacidades sociais, artísticas e desportivas. Se, hoje, regressamos a casa após oito horas de trabalho diário e eventuais horas extraordinárias tenham de ser conformemente remuneradas. Se, em 2010, há um Código do Trabalho, direitos e deveres bem estabelecidos e toda uma forma de vida e uma ética daí decorrentes, é porque as suas sementes foram plantadas muitos anos atrás. Depois de sobrevoarmos estas realidades quotidianas contemporâneas, mergulhamos no mundo do trabalho dos primeiros anos da República.

Nós, Os Republicanos - Religião (3º Episódio)
Para que hoje todos possam ter o seu credo, o Estado teve primeiro de se libertar do seu. A liberdade religiosa em Portugal começou de modo violento e não isento de injustiças e crueldades, mas foi a I República quem fez a primeira laicização do Estado português. E porque o casamento pela Igreja perdeu a autoridade que tinha e que se confundia com a Lei, foi possível aprovar a Lei do Divórcio. E porque, além do clero, era preciso despir também a nobreza dos antigos privilégios que distinguiam os seus membros dos comuns mortais, pôs-se fim aos títulos nobiliárquicos. A cápsula do tempo volta a fazer a sua viagem de 100 anos em direcção ao passado. Algumas das leis mais emblemáticas para a liberdade e igualdade dos cidadãos foram acções prioritárias da República. Três dias depois da revolução do 5 de Outubro, começa a expulsão das ordens religiosas. Uma semana depois, são abolidos os títulos nobiliárquicos, distinções honoríficas, direitos de nobreza e antigas ordens nobiliárquicas. A 3 de Novembro, é promulgada a Lei do Divórcio e, a 20 de Abril de 1911, a Lei da Separação do Estado das Igrejas.

Nós, Os Republicanos – Educação (4º Episódio)
Os eixos do quarto documentário são a escolaridade universal, a criação de universidades e o ensino no feminino.

Em constantes viagens entre 1910 e 2010, é analisado o progresso de um programa que teve especial atenção da I República, desde o primeiro Governo Provisório.

No Portugal Ultramarino, começa, finalmente, a trabalhar-se no ensino dos cidadãos das colónias, no cumprimento de uma cidadania portuguesa de pleno direito.

Nós, Os Republicanos – Saúde (5º Episódio)
O Serviço Nacional de Saúde só foi criado depois da revolução de 25 de Abril de 1974, mas o sonho de garantir cuidados de saúde universais, independentemente do estatuto social, começou muito antes. De cada vez que somos atendidos na Urgência de um Hospital, que somos tratados num Centro de Saúde, que recorremos à Segurança Social porque uma incapacidade nos obriga a um período de baixa no trabalho, ou que exigimos vacinações gratuitas e transversais para novas formas epidémicas, temos dificuldade em imaginar um Portugal onde a saúde era um privilégio exclusivo de quem a podia pagar. A I República viveu, desse ponto de vista, anos dramáticos.

Onde estávamos há 100 anos e onde estamos hoje. Onde estaremos daqui a 100 anos? Não sabemos. Ninguém sabe. Mas será fascinante descobrir.

Sem comentários:

Enviar um comentário