28 setembro 2010

Entretenimento: lince-ibérico e tigre em destaque no National Geographic Channel

No Ano Internacional da Biodiversidade e na véspera do dia Mundial do Animal, o National Geographic Channel (NGC) estreia dois documentários integrados num especial intitulado ‘Felinos em Extinção’. ‘Bastidores: Negócio das Peles de Tigre’ e ‘Em Portugal: A Última Esperança do Lince Ibérico’ em emissão no NGC, NGC HD e NGC Mobile, no Domingo, dia 03 de Outubro, às 20h35 e às 21h30, respectivamente.

Recorde-se que ‘Em Portugal: A Última Esperança do Lince Ibérico’ é um documentário português que vem reforçar a aposta na estratégia de localização de conteúdos do canal, que teve início em 2006, sendo o quarto documentário produzido para o NGC Portugal.

‘BASTIDORES: NEGÓCIO DAS PELES DE TIGRE’
A população de tigres diminuiu 95% nos últimos 100 anos, fazendo com que seja uma das espécies mais ameaçadas em 2010: o Ano do Tigre. Vítima do sedento mundo do tráfico de peles, a população mundial de tigres está a ser dizimada, restando apenas cerca de 3500 exemplares da espécie em estado selvagem. As suas peles e ossos valem dezenas de milhares de dólares no mercado negro e os tigres não têm meios de se protegerem contra os meandros do crime organizado e da corrupção. No entanto, uma agência de investigação entrou em acção para proteger este predador majestoso, pondo a sua própria segurança em risco para revelar os bastidores do negócio ilegal que envolve os tigres.

Em ‘Bastidores: Negócio das Peles de Tigre’ conheça os investigadores da Agência de Investigação Ambiental (AIA) – uma organização internacional que se dedica a expor crimes de carácter ambiental – bem como as missões de reconhecimento do grupo, cruciais para a identificação das complicadas manobras dos negócios que envolvem os tigres, desde a sua captura em estado selvagem até às transferências clandestinas entre países e à entrega final. Os seus relatórios são mais tarde enviados para os responsáveis de modo a travarem este negócio ilícito.

Os realizadores puderam, pela primeira vez, acompanhar os agentes da AIA numa viagem à China para investigarem as operações de tráfico e actividades ilegais. Com microfones e câmaras ocultos, os agentes investigam os vendedores ilegais em acção nas suas práticas de contrabando. As suas descobertas são chocantes: um dos negociantes fala pormenorizadamente da rota, desde a Índia, passando pelo Nepal até chegar à China, descrevendo as tácticas utilizadas para fazerem entrar no país partes de tigres sem levantarem suspeitas. Entretanto, outros vendedores mostram dentes de tigre e outros produtos sem qualquer medo das repercussões das autoridades. Ainda, numa viagem até ao festival do cavalo tibetano, puderam encontrar peles de tigres expostas para venda em locais de destaque.

O negócio dos tigres é altamente lucrativo, o que deixa os criminosos bastante motivados, e perigoso. Ganhar a confiança dos vendedores é essencial não só para conseguirem informações cruciais como também para assegurarem a segurança das equipas infiltradas. Os agentes infiltrados são vigiados por uma equipa de segurança da AIA, mas quando um dos negociantes insiste em levá-los para um determinado sítio, os agentes têm que ir sozinhos e a equipa de segurança tem que ficar para trás, sem poder fazer nada, à espera de notícias. Depois de percorrerem seis lances de escadas em absoluta escuridão, os agentes ficam perante uma pele de tigre que poderão comprar por 20 mil dólares.

As peles são consideradas um sinal de poder enquanto se pensa que os ossos têm propriedades medicinais. Algumas pessoas consideram a carne de tigre uma iguaria e até o pénis do tigre é vendido devido às suas propriedades afrodisíacas. Para dificultar ainda mais a situação, a conservação dos tigres tornou-se num assunto altamente politico com sinais de corrupção: um vendedor chinês garante ter clientes em altos cargos do exército – e as autoridades chinesas são as entidades com a responsabilidade pelo fim desta prática.

EM PORTUGAL: A ÚLTIMA ESPERANÇA DO LINCE-IBÉRICO
O lince-ibérico, símbolo do bosque mediterrânico, está a fazer com que a comunidade científica faça esforços enormes para garantir a sua salvação. O documentário ‘Em Portugal: A Última Esperança do Lince Ibérico’ mostra como se realiza a criação em cativeiro deste mítico felino, com vista à sua reintrodução em Portugal, de onde desapareceu na década de 90.

‘Em Portugal: A Última Esperança do Lince Ibérico’ foi filmado durante cerca de ano e meio, entre Outubro de 2008 e 17 de Março 2010, nos centros da rede ibérica de reprodução em cativeiro – de El Acebuche e de La Olivilla, ambos na Andaluzia (Espanha); e no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI), em Silves (Portugal) –, bem como nos laboratórios clínicos da Faculdade de Veterinária da Universidade Vetsuisse de Zurique. Contou com a colaboração de Astrid Vargas, então Directora do Programa Ex-situ do Lince-Ibérico; Hans Lutz (um dos maiores especialistas mundiais em felinos) e Marina Meli, ambos da Faculdade de Veterinária da Universidade Vetsuisse de Zurique; e de Rodrigo Serra, Director do CNRLI.

Desde o nascimento das crias (em Espanha), que mais tarde viajaram para o Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI), o documentário mostra como a equipa científica de ambos os países ibéricos conseguiram levar a cabo uma acção tão complexa e delicada. Os telespectadores vão poder testemunhar como se consegue reproduzir o ambiente mais adequado para garantir a sobrevivência do lince ibérico, os nascimentos, a luta contra as doenças, os processos veterinários, a alimentação e o próprio transporte para Portugal.

No documentário ‘Em Portugal: A Última Esperança do Lince Ibérico’ assiste-se à luta pela sobrevivência de um dos animais mais característicos da Península Ibérica, testemunhando-se o empenho de uma equipa multidisciplinar que dedica os seus esforços e conhecimentos à salvação desta espécie.

Sem comentários:

Enviar um comentário