25 setembro 2010

Turismo Novos investimentos turísticos e culturais modernizam oferta do Porto e Gaia

A oferta turística e de alojamento do Grande Porto está a conhecer uma transformação com a criação de seis novas unidades hoteleiras e o surgimento de espaços culturais e de restauração de qualidade. Estes investimentos encontram-se localizados, na sua maioria, na área classificada como Património da Humanidade.

Com esta aposta estratégica na qualificação do parque hoteleiro, através da criação de estabelecimentos na sua maioria de categoria superior (quatro e cinco estrelas) - de que o exemplo mais recente é o hotel The Yeatman Oporto, inaugurado este domingo em Gaia - os visitantes passam a dispor de estruturas distintivas, de grande qualidade e adequadas às exigências de alojamento do Porto e Gaia, cidades que conquistaram nos últimos anos uma nova centralidade e importância no panorama turístico europeu.

Todos estes investimentos, no valor total de 101,9 milhões de euros, vão permitir criar 339 postos de trabalho e aumentar o parque de alojamento em 1.186 novas camas. O incentivo atribuído ascende a 37,4 milhões de euros, entre verbas comunitárias, do Turismo de Portugal e de instituições de crédito – neste caso ao abrigo do Crédito ao Investimento no Turismo - Protocolo Bancário.

Muitos dos projectos consistem na recuperação e reutilização de espaços patrimoniais, edifícios históricos e estruturas emblemáticas, contribuindo para a revitalização urbana do Centro Histórico do Porto.

Três destas unidades já abriram entretanto ao público: o hotel Star Inn Porto (de 3 estrelas, localizado junto aos principais eixos viários da cidade, com forte componente de design e vocacionado para um segmento budget), o Hotel Teatro (hotel design de 4 estrelas, no centro histórico da cidade, inspirado no ambiente teatral) e o The Yeatman Oporto (de 5 estrelas, sobranceiro à Ribeira de Gaia – zona das caves do Vinho do Porto -, com serviços associados ao vinho, tal como um spa vínico).

Em construção estão o hotel Carris Porto Ribeira (de 4 estrelas, localizado na Praça da Ribeira, resultante da reconversão de um conjunto de edifícios existentes), o hotel Intercontinental (o primeiro estabelecimento hoteleiro desta cadeia internacional em Portugal, que resultará da recuperação e adaptação do Palácio das Cardosas, junto à Avenida dos Aliados, num empreendimento que terá a classificação de 5 estrelas) e o Inspira Flores Hotel (resultado da recuperação de um imóvel de interesse público na Rua das Flores, nas imediações da Estação de São Bento, e cuja classificação será de 4 estrelas).

Sem comentários:

Enviar um comentário