19 setembro 2010

Música: Mafalda Arnauth - O Novo disco chama-se "Fadas"

"É, claramente, uma homenagem às Mulheres. ‘Em “Fadas” escolhi cantar algumas dessas vozes, Mulheres Únicas, também elas mágicas, que tive o privilégio de conhecer, algumas, e outras, que não tendo conhecido, ainda assim foram cruciais no meu crescimento e evolução enquanto fadista", explica Mafalda Arnauth.

"Amália Rodrigues, Hermínia Silva, Fernanda Baptista, Celeste Rodrigues e Beatriz da Conceição são apenas algumas dessas referências que consegui trazer a este registo. E com elas trago também alguns dos primeiros temas que cantei: “Saudades da Júlia Mendes”, “Tendinha”, “Madragoa”, “Hortelã Mourisca”, “Antigamente”, sem saber exactamente “o que é que me levou a quem”: se os Fados carregados de História, Memórias e Saudade às vozes, se as vozes carregadas de Alma, Vida e Coração aos fados."

Mas é, além de uma clara referência ao Universo feminino do Fado, uma homenagem também às Letras e Músicas e à Magia, que estas conseguem trazer consigo. ‘ As Letras e Musicas que têm feito do Fado o lugar de expressão máxima da nossa cultura portuguesa, da mais popular à mais erudita, da mais simples à mais elaborada, nascendo da tradição mais pura ou nascendo dos limites por vezes pouco claros nesta música de raiz. Criar, no Fado, tornou-se um acto de coragem e humildade, e quantas vezes de risco, pois o manancial é de uma riqueza absoluta. Mas como resistir a uma música que nos inspira mais e mais?’, pergunta Mafalda.

‘Fadas’, o reconhecimento de Mafalda Arnauth a todas as Almas Fadistas que a inspiraram, vai sendo desvendado aos poucos até dia 11 de Outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário