09 fevereiro 2010

Música: A guitarra portuguesa encontra o jazz

Do gosto partilhado pelo jazz deu-se o encontro entre a viola de Fernando Alvim e a guitarra portuguesa de Ricardo Marques, resultando num conjunto de peças originais que é apresentado, ao vivo, no dia 20 de Fevereiro, às 21h30, no Auditório do Museu do Oriente.

Com influências de jazz e bossa nova, o registo melódico da guitarra de Ricardo Marques e a harmonia da viola de Fernando Alvim exploram a beleza rítmica resultante da fusão entre os dois instrumentos, reflexo da procura comum de novas possibilidades estilísticas e expressivas.

Fernando Alvim iniciou o estudo de guitarra clássica na Escola de Guitarra do Prof. Duarte Costa, em Lisboa, tendo, posteriormente, frequentado os cursos de guitarra clássica ministrados pelo Prof. Emilio Pujol, no Conservatório Nacional. Os dons musicais, aliados ao interesse por diferentes estilos de música, levam Fernando Alvim a uma diversidade de trabalhos, desde o fado ao jazz.

De 1959 a 1984 colaborou regularmente com Carlos Paredes, num duo de concerto, criando as harmonias e os acompanhamentos rítmicos das músicas do guitarrista, participando em toda a sua discografia. Os dois efectuaram concertos pelos cinco continentes e actuaram em prestigiadas salas, como o Olympia, em Paris, e o Teatro da Ópera de Sidney, entre outras.

Ricardo Marques concluiu, em 2007, o curso de guitarra portuguesa do Conservatório Nacional de Lisboa, onde estudou sob a orientação do Professor João Torre do Valle. Guitarrista e compositor, integra o grupo Luangraal e o trio Post Scriptum, constituído por guitarra portuguesa, viola dedilhada e contrabaixo, no âmbito dos quais tem vindo a realizar vários concertos.

Sem comentários:

Enviar um comentário