23 fevereiro 2010

Natureza: UNESCO nomeia BES ANGOLA Banco Oficial do Planeta Terra

O Banco Espírito Santo Angola (BESA) foi nomeado Banco Oficial do Planeta Terra pela UNESCO para os próximos dez anos. O banco angolano torna-se, assim, um dos principais parceiros da UNESCO, na promoção do Desenvolvimento Sustentável do Planeta, através do Instituto do Planeta Terra (ex- Comité Internacional do Planeta Terra).

Esta recém-nomeada instituição, criada no seguimento do Ano Internacional do Planeta Terra (2007-2009), coordenará o trabalho desenvolvido pelos Comités Nacionais do Planeta Terra, sediados em mais de 80 países, com o objectivo de fomentar o debate internacional e a procura de soluções efectivas para o crescimento sustentável do planeta. Enquanto parceiro oficial, o BESA associa-se às iniciativas promovidas pelo Instituto para os próximos 10 anos, constituindo a primeira e única instituição financeira a merecer esta prestigiada nomeação.

O BES Angola reforça, assim, o seu compromisso com a promoção do Desenvolvimento Sustentável de Angola e do mundo. Recorde-se que em 2009, a UNESCO tinha já atribuído ao BESA a distinção “Banco do Planeta” como reconhecimento do seu apoio a actividades relacionadas com a sustentabilidade.

O banco tem desenvolvido um conjunto de iniciativas pioneiras em Angola, no sentido de promover um crescimento mais sustentável para o país, promovendo e apoiando iniciativas para valorização da cultura, apoio à educação e a protecção do meio ambiente em Angola.

Entre as diversas iniciativas destaca-se o seu contributo para a reintegração do povo angolano no seu país, através do ensino da língua portuguesa a centenas de milhares de angolanos, e o fundo de solidariedade criado nesse âmbito; os diversos projectos de promoção da cultura angolana no mundo, dinamizados no âmbito do BESACultura; e ainda o seu relevante papel na sensibilização para os problemas ambientais e para a importância da protecção do planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário