26 fevereiro 2010

Workshop: O Médio Oriente em curso

Uma incursão histórica e política ao Médio Oriente moderno é a sugestão do Museu do Oriente, com o curso “Entre a Europa e a Ásia: Viagem pelo Médio Oriente”, que se realiza entre 13 de Março e 22 de Maio.

Durante seis sessões, estruturadas de forma cronológica, os formandos têm a oportunidade de ficar a conhecer o Médio Oriente moderno, que resulta da derrota e dissolução do Império Otomano, na I Guerra Mundial, e do subsequente aparecimento dos estados sucessores, dos Balcãs à Arábia Saudita, Egipto, Iraque, Israel, Jordânia, Líbano, Síria e Turquia.

O recuo das potências europeias, a influência crescente dos EUA, as tensões da Guerra Fria e a riqueza petrolífera, que no século XX trouxe nova importância económica e estratégica ao Médio Oriente, são outros temas abordados neste curso.

Coordenado por Manuela Franco, investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa, o curso debruça-se sobre uma zona do mundo onde uma elevada sensibilidade geoestratégica e a profusão civilizacional suscitam emoções poderosas, que produzem uma instabilidade crónica. E que hoje se traduzem em movimentos com resultados de impacto directo no plano internacional.

Berço da escrita, da roda, do governo centralizado e da burocracia estatal, o Médio Oriente é o lugar de cruzamento entre a Ásia, a África e a Europa, e foi sede de poderosos impérios – egípcio, persa, cristão e turco –, para falar apenas das mais recentes culturas que marcam a região.

Datas: 13 e 27 de Março, 10 e 24 de Abril, 8 e 22 de Maio
Horário: 10h30 – 13h00, com intervalo de 20 minutos
Público-alvo: adultos
Participantes: Mín. 40
Preço: € 75,00

Sem comentários:

Enviar um comentário