24 fevereiro 2010

Estudo: Instituto Superior Técnico desenvolve projecto para avaliar as radiações de telemóveis


E se o seu telemóvel, e a antena que lhe permite efectuar ligações telefónicas, não servisse apenas para comunicar? E se as radiações que deles provêem fossem em quantidades superiores ao recomendável? O que fazer? Onde ir? Onde consultar informação credível?


Para responder a estas e a outras questões o Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC) do Instituto Superior Técnico (IST), em parceria com o Instituto das Telecomunicações (IT), está a desenvolver o projecto monIT, que permite avaliar as radiações das comunicações móveis, disponibilizando no site do projecto (http://monit.it.pt) os resultados de medidas efectuadas em locais públicos ao longo do País.


Neste site, a abordagem do problema da exposição à radiação electromagnética centra-se na perspectiva de engenharia, que é complementar de uma perspectiva médica do mesmo problema. Os estudos sobre a radiação electromagnética estão centrados na vertente das Comunicações Móveis.


Com as comunicações móveis a crescer vertiginosamente nos últimos anos e as antenas de Estação Base a proliferar, especialmente nas zonas de maior densidade populacional, o debate público acerca dos possíveis efeitos nocivos para a saúde da radiação das antenas e da emitida pelos telefones tem aumentado também. Mas não é possível fazer uma avaliação objectiva dos riscos sem quantificar os níveis de radiação electromagnética, para poder compará-los com limites de segurança estabelecidos por organismos internacionais de saúde, e por outras organizações acreditadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário