26 fevereiro 2010

Saúde: Novo dispositivo ajuda a controlar diabetes

As patologias associadas à diabetes são, actualmente, causadoras de cerca de 33% das mortes relacionadas com a doença. A pensar nos riscos que correm os diabéticos, a Medtronic Paradigm® Veo™ revolucionou o mercado com o primeiro dispositivo médico que suspende, de forma automática, a administração de insulina se o nível de açúcar no sangue descer perigosamente. A nova bomba de insulina, disponível em cerca de 50 países, representa o maior avanço mundial na investigação para o tratamento da diabetes tipo 1.

“Em Portugal temos uma situação deficitária em termos de bombas de insulina e dispositivos como este correspondem a uma necessidade dos diabéticos e dos profissionais de saúde”, refere o Prof. João Raposo, director clínico da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.

A diabetes tipo 1 é uma doença crónica provocada pela falta absoluta de insulina devido à destruição de células do pâncreas que produzem esta hormona. A maior parte dos diabéticos tipo 1 são jovens, mas a doença pode também afectar adultos, especialmente os que têm mais de 25 anos. De acordo com a Federação Internacional da Diabetes estima-se que existam 285 milhões de pessoas com diabetes a nível mundial, 10% dos quais com diabetes tipo 1.

Sem comentários:

Enviar um comentário