23 fevereiro 2010

Livro: A Última Valsa de Chopin

«Uma biografia original e a vários títulos memorável.»
Maestro António Victorino D'Almeida in Prefácio

O Livro
No ano em que se assinala o bicentenário do nascimento do compositor Frédéric Chopin (1810-1849), José Jorge Letria brinda-nos com uma biografia extraordinária.

Através da voz do narrador começamos por ficar a saber que o compositor polaco, apesar do seu talento natural evidente, queria «fugir» ao destino ligado à música.

Quando se muda para Paris, Chopin sente que sempre pertenceu àquele lugar. Os seus concertos são aplaudidos de pé, e o seu trabalho é elogiado por Mendelssohn e Litz. É também aqui que conhece George Sand (pseudónimo de Amandine Dupin), escritora, com quem vive os últimos anos da sua vida.

A Última Valsa de Chopin leva-nos numa viagem pela vida, pelo amor e pela música de Frédéric Chopin, um dos maiores compositores da história.

Excertos
«Tinha razão a tua querida mãe quando pela primeira vez te sentou ao piano, junto dela, e te disse baixinho: "Meu querido Frédéric, foi para isto que nasceste e eu vou apenas ajudar-te a ganhar asas para poderes voar até onde a glória está à tua espera."»

«(...) Agora estás só e vês alastrar no lenço uma mancha de sangue, mapa irregular de uma dor secreta que te acompanhará até à morte. E que companhia te resta? Só a da música, essa sim, sem prazeres da cama ou ambiguidades da alma, o grande amor da tua vida.»

Um livro de José Jorge Letria editado pela Oficina do Livro. (P.V.P. 13€)

Sem comentários:

Enviar um comentário