23 janeiro 2010

Música: Orquestra Metropolitana de Lisboa no Museu do Oriente


Os solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa apresentam um concerto de câmara dedicado a Mozart e Beethoven, no dia 29 de Janeiro, às 21h30, no Auditório do Museu do Oriente.



Liderados pelo violinista Augustin Dumay, os músicos testam a destreza de dois compositores clássicos, como artífices da arte dos sons, mais do que como inventores de efeitos de grande aparato. Os ritmos, as harmonias e as melodias de cada um dos instrumentos, e todos os elementos musicais, tornam-se protagonistas neste repertório.


O Quinteto para Cordas em Sol menor, da autoria de Mozart, é interpretado por dois violinos, duas violas e um violoncelo. Trata-se de quatro andamentos tão intensos que permitem, por vezes, lembrar uma verdadeira sinfonia.


Já no trio de Beethoven, Trio de Cordas em Dó menor, Op. 9, n.º 3, para violino, viola e violoncelo, apresentam-se ambivalências plenas de contraste e dinamismo, numa obra de juventude dominada pela força e irreverência rítmica.


A música de câmara, escrita para pequenos agrupamentos de cordas, ocupa um lugar muito especial nos catálogos dos compositores clássicos, uma vez que se trata de instrumentos com uma sonoridade cristalina que, sobretudo se expostos isoladamente, fazem ouvir todos os detalhes.

Sem comentários:

Enviar um comentário