28 janeiro 2010

Entretenimento: 'O Paraíso Perdido de África' estreia no National Geographic


O National Geographic Channel e o NGC Mobile estreiam em simultâneo em Portugal, no dia 07 de Fevereiro às 20h00, ‘O Paraíso Perdido de África’ (‘Africa's Lost Eden’ no título original), um documentário sobre o Parque Nacional da Gorongosa e o papel do filantropo norte-americano Greg Carr no projecto de restauração e dinamização do mesmo.



Este documentário, com 50 minutos de duração, foi filmado em exclusivo no Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, documentando a evolução histórica desta área protegida, dos seus diferentes ecossistemas e da fauna bravia do Parque, observável em diferentes períodos do ano.


O Parque Nacional da Gorongosa foi, nos anos 60, uma reserva de referência internacional (e um local muito visitado e bastante “querido” pelos portugueses), tendo sido completamente devastado durante os anos da Guerra da Independência e da Guerra Civil entre as forças da RENAMO e da FRELIMO. Ao conhecer a dura realidade do Parque, quer a nível social (pela extrema pobreza e situação de doenças das populações locais), quer a nível ecológico (pela extinção de 90% das espécies animais), Greg Carr apresentou ao Governo de Moçambique um projecto de parceria para a restauração deste ecossistema, com o objectivo último de ajudar o Parque a atingir o seu equilíbrio e modo de sustentabilidade próprio e tendo como imperativo a preservação da biodiversidade – fauna e flora numa relação construtiva. Este arrojado desafio inclui a promoção do equilíbrio ambiental (recuperação das espécies animais), o desenvolvimento social (bem-estar das populações circundantes) e o progresso económico (projecto de eco-turismo como fonte da sustentação global do Parque).


Realizado pela National Geographic Television, ‘O Paraíso Perdido de África’ foi produzido por James Byrne e contou com a operação de câmaras de Bob Poole, Andy Casagrande, Tim Wege e outros. As filmagens decorreram entre Janeiro de 2008 e Maio de 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário