25 janeiro 2010

Efeméride: Revista egoísta celebra 10º aniversário


Publicação de referência do meio editorial português, a revista “Egoísta” celebra o seu 10º aniversário. Foi, precisamente, em Janeiro de 2000 que a Estoril Sol lançou um projecto que se tornou uma referência cultural, distinguida com numerosos e relevantes prémios nacionais e internacionais.



No editorial de apresentação da nova revista, com o simbólico título “Ecce a Egoísta” escrevia, então, Mário Assis Ferreira, seu director, explicando: “atrás do ecce inicial está o homo, mas que escolhemos sapiens. Não é uma vítima dos seus impulsos egoístas. Se assim fosse, esta seria uma revista de consumos, destinada a alimentar o desvario consumista dominante. Não o é. A predominância do design pertence ao universo pessoal de Henrique Cayate. O seu traço na “Egoísta” é isso mesmo. Não serve para embelezar outro projecto que não seja o dele próprio. Ele convida-nos na leitura desta revista a um jogo de esconder e revelar, deixando ao leitor a liberdade de ter a sua própria visão daquilo que lê”.


A “Egoísta” ocupou, assim, um espaço único no panorama editorial, iniciando um percurso inovador, ousado e vanguardista, que recolheu os melhores contributos de conceituados escritores, fotógrafos, poetas, jornalistas.


Revista temática de periodicidade trimestral, a qualidade da “Egoísta” ganhou rapidamente dimensão internacional. Recorde-se que a revista foi já distinguida com 45 prémios, em Portugal e no estrangeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário