30 janeiro 2010

Exposição: Shipbreaking, a Metamorfose da Paisagem

A foto-reportagem Shipbreaking, a Metamorfose da Paisagem, da autoria de Pedro Duarte Bento, retratando o fenómeno sócio-ambiental associado ao desmantelamento de navios de grande porte nos países do Sul da Ásia, está patente entre 19 de Fevereiro e 4 de Abril, no Museu do Oriente.

A reportagem fotográfica, realizada em 2005 com uma bolsa da Fundação Oriente, centra-se, sobretudo, no Bangladesh, e alerta para os problemas humanos, sociais e ambientais relacionados com esta prática. As imagens revelam quer o trabalho realizado nos estaleiros, quer a metamorfose da paisagem praticada pelo Homem naquele local.

O desmantelamento de navios é um modo de vida em Chittagong, uma região costeira do Bangladesh, país que depende da actividade da extracção do aço para fazer face às suas carências internas.

Numa extensão de costa de 20 quilómetros, os trabalhadores dedicam-se a uma tarefa altamente poluente e sofrem as graves consequência do seu labor, levado a cabo sem o cumprimento das regras ambientais ou de medidas de protecção.

Pedro Duarte Bento nasceu em Évora, em 1976, e é licenciado em Arquitectura, pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa. Do seu currículo constam as residências em Barcelona, no ateliê de Josep Lluis Mateo (2006), e em Nova Iorque, nos ateliês de James Corner, SOM e Virginia Kinred (2007-2008).

Sem comentários:

Enviar um comentário