23 janeiro 2010

Conferência: Conferência sobre o Pensamento por Eduardo Lourenço


A Fundação Cidade de Guimarães promove este sábado, dia 23, às 15h, uma conferência com Eduardo Lourenço - ensaísta e um dos maiores e reconhecidos pensadores portugueses contemporâneos - sobre a temática do Pensamento - um dos clusters da programação Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. “A Importância do Debate sobre a Construção Europeia no Contexto da Capital Europeia da Cultura” é o assunto da conferência.



Estão ainda previstas as presenças de Alberto Martins, Ministro da Justiça, Paulo Teixeira Pinto, da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), em representação da Guimarães Editores e o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, António Magalhães. O evento será palco de assinatura de protocolo entre a Fundação Cidade de Guimarães e a Guimarães Editores.


A estratégia de programação adoptada privilegia a agregação de projectos e programas em clusters de actividades inter-dependentes, que concorrem sinergicamente para a prossecução dos grandes objectivos estratégicos da Capital Europeia da Cultura. A opção por uma programação em Clusters pretende, em última instância, a obtenção de relações de sinergia entre a cultura e o desenvolvimento social, ambiental e económico, ligando-a ao planeamento urbano, ao turismo, à ciência e à tecnologia.


Assim, a Programação Cultural da Capital Europeia da Cultura abarcará quatro Clusters: Cidade, Comunidade, Pensamento e Arte. A inserção do Cluster Pensamento na programação desenhada para Guimarães justifica-se, antes de mais por, tratando-se de uma iniciativa de âmbito e fundamento europeu, constituir um espaço privilegiado para a reflexão de alguns dos temas críticos do nosso tempo, como sejam da democracia, cidadania e integração cultural e o tema da identidade e da emergência da sociedade educativa. Pretende-se com este cluster contribuir para pensar Portugal e a Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário