29 janeiro 2010

Gastronomia: Vinhos Ameal harmonizam com sushi na ViniPortugal Porto

No próximo dia 7 de Fevereiro, os vinhos da Quinta do Ameal vão ser harmonizados com sushi.

A acção insere-se no primeiro workshop "Apaixonados por Vinho e Cozinha Japonesa", organizado pela ViniPortugal por ocasião da celebração do terceiro aniversário da Sala Ogival da ViniPortugal no Porto.

Uma iniciativa promovida em conjunto com o restaurante Góshò e com o escanção Manuel Moreira e através da qual a ViniPortugal pretende «desmistificar a harmonização dos vinhos portugueses com a arte da cozinha Japonesa».

Para Pedro Araújo, «os vinhos brancos da Quinta do Ameal têm o perfil ideal para acompanhar este tipo de cozinha tão delicada. Compartilhando inteiramente esta característica tão difícil de conseguir num vinho, os vinhos Ameal têm um perfil aromático muito requintado e definido, mas é na boca que o casamento perfeito se realiza, a frescura do vinho aliada à complexidade de sabores complementam-se na perfeição com os sabores dos peixes preparados com tanto requinte».

Na Quinta do Ameal são produzidos apenas vinhos brancos. A produção, anual de 60.000 garrafas (todos os vinhos), caracteriza-se por um processo totalmente vertical, só usando as uvas biologicamente produzidas na Quinta e em muito pequenas quantidades (todos os anos apenas é utilizado 1/3 do total do potencial produtivo da casta), tentando sempre alcançar a mais alta qualidade possível.

Para Pedro Araújo, esta é a única forma de produção, o modo de ir buscar personalidade aos seus vinhos e a única e verdadeira expressão do seu "terroir".

1 comentário: