A Lidel - Edições Técnicas lança o livro “Gestão Empresarial” da autoria de Manuel Portugal Ferreira, João Carvalho Santos, Nuno Reis e Tânia Marques.
«… a gestão não se confina hoje à realização de tarefas rotineiras, mas pelo contrário, exige uma grande dose de criatividade, uma actuação virada para os recursos humanos e para o mercado. E não dispensa a atenção constante aos concorrentes nacionais e estrangeiros e a toda a envolvente da empresa.»
Muitos profissionais assumem funções de gestão à medida que avançam na sua carreira, arcando com mais responsabilidades, liderando equipas e projectos e decidindo em que negócios actuar e em quais desinvestir. É este o contexto global que torna os conhecimentos actualizados de gestão imprescindíveis ao sucesso individual e empresarial.
Este livro apresenta uma abordagem geral à gestão organizacional, mostrando que uma gestão qualificada aumenta a capacidade competitiva das empresas.
Entre outros, tem por objectivo ajudar o leitor a obter uma visão clara da globalidade da empresa; entender como a empresa molda os seus limites, detectar oportunidades e formular a sua estratégia; pensar a empresa e alavancar os recursos; melhorar a tomada de decisões na posse de métodos qualitativos e quantitativos de análise; etc.
Gestão Empresarial é um manual eminentemente prático, dirigido a gestores e executivos profissionais, a todas as pessoas que desempenham funções de gestão sem formação de base em gestão de empresas, e aos estudantes do ensino superior das áreas de gestão, marketing, engenharia, ciências e humanidades.
Conteúdos:
• Os gestores, a gestão e as empresas;
• O pensamento em gestão: origem e evolução;
• Visão, missão e objectivos;
• Análise estratégica: o ambiente externo, o negócio e o ambiente interno;
• Globalização e internacionalização de empresas;
• Como internacionalizar e competir nos mercados globais;
• Como organizar a empresa;
• Orientação para o mercado e a oferta de valor;
• A acção de marketing;
• Construir equipas e gerir pessoas; Motivar e liderar a equipa;
Ética empresarial e responsabilidade social.
Sem comentários:
Enviar um comentário