O chocolate é alvo de muitas histórias e de alguns mitos que passam de geração em geração. São repetidos vezes sem conta, de pais para filhos, de avós para netos, entre colegas de escola e trabalho ou em muitas outras situações.
A verdade é que o chocolate é um alimento nutritivo. Há quem afirme que causa problemas gastrointestinais, isto só acontece se for consumido em excesso, tal como qualquer outro alimento. A regra aplica-se a todos, comer sim mas com moderação. A acusação de ser uma causa da acne, é outro dos mitos atribuídos ao chocolate, mas na verdade o cacau ou o chocolate não são a sua causa, quanto muito potenciam sim o seu aparecimento.
Já o mito de que o chocolate é afrodisíaco tem algo de verdade. O triptofano existente no cacau, matéria-prima básica do chocolate, aumenta a produção de serotonina, um neurotransmissor, ligada à sensação de prazer, tendo por isso um efeito positivo na melhoria do bem-estar geral, contribuindo portanto para essa agradável sensação.
Assim, saboreie o seu quadrado de chocolate sem culpas e remorsos. Reflita somente que, o consumo como alimento, de cada pessoa, tem a ver com o seu tipo de vida ou de actividade física, para além das características metabólicas individuais.
Sem comentários:
Enviar um comentário